quarta-feira, 29 de outubro de 2008

RS: No céu da boca tem muitas histórias

E haverá segredos a respeito delas?


O projeto Histórias no céu da boca consiste em encontros nos quais autores e ilustradores de LIJ serão entrevistados pelos escritor Hermes Bernardi Jr. o propósito dos encontros é que, tanto o entrevistador, como o públco presente, possam bater um papo com os autores sobre algumas peculiaridades ao redor da produção e criação de alguns de seus títulos. Vmaos saber que histórias permeiam a história publicada no livro. 

A logomarca acima é uma criação da escritora e ilustradora Marilia Pirillo. Marilia é gaúcha e reside atualmente no Rio de Janeiro. Ilustrou uma infinidade de livros para crianças e já tem livros publicados como autora das palavras, entre eles Baratinada, da coleção leituras descoladas - Editora Biruta/2008.

Histórias no céu da boca é uma realização da AEILIJ-RS e terá continuidade ao longo de 2009 com o apoio da distribuidora Aprende Brasil Sul. Confira a programação de lançamento do projeto no banner abaixo.


Postado por H 

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

RS: Leitura em debate: LIJ

Clique na imagem para ampliá-la e conferir a programação.


Quem não puder estar presente na Bi blioteca Nacional, pode assistir o debate em tempo real pelo site www.institutoembratel.org.br. Basta entrar no site às 16hs e clicar em TVPontocom.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

RJ: Parabéns Bartô!

Bartolomeu Campos de Queirós ganhou, por unanimidade do júri, o IV Prêmio Iberoamericano SM de Literatura Infantil e Juvenil, que lhe será entregue em dezembro próximo, durante a Feira do Livro de Guadalajara no México!

Segue, abaixo, o texto que a Marisa Lajolo gentilmente cedeu e com o qual, como membro do Júri, o apresentou à imprensa (mexicana), durante a proclamação dos resultados.

Bartolomeu Campos de Queirós - Bartô como tão carinhosamente é chamado pelos amigos- nasceu há sessenta e quatro anos, numa cidadezinha de Minas Gerais: cidadezinha qualquer, sem mar e sem praias, porém com um mar de montanhas a seu redor. Hoje, Bartô vive em Belo Horizonte.

Sua estréia na literatura deu-se em 1974, com a obra O peixe e o pássaro . Já este seu primeiro livro ganhou de imediato um dos mais importantes prêmios brasileiros para livros infantis: o Selo de Ouro outorgado pela Fundação Nacional Livro Infantil e Juvenil, a seção brasileira do IBBY.Este seu livro já fala dos espaços largos, da beleza da vida , do miúdo e do cotidiano de que continua, até hoje, a ocupar-se sua literatura

Em seus mais de 30 anos de dedicação à literatura, Bartô publicou quase meia centena de livros: alguns estão traduzidos para outras línguas, e muitos ganharam prêmios importantes, dentro e fora do Brasil.

Alguns títulos dos livros de Bartolomeu já assinalam o caráter exigente, profundamente plástico e sensorial de toda sua obra: Entretantos, Antes e depois, Até passarinho passa, Para ler em silencio, A rosa dos ventos . Outros títulos sublinham a intensa musicalidade de sua literatura. Fruto de exigente trabalho com a linguagem, muitas vezes a obra de Bartolomeu se aproxima dos ritmos da poesia: trocadilhos e repetições envolvem os leitores: De não em não, O guarda chuva do guarda, Formiga amiga, Pé de sapo e sapato de pato.
Há mais ou menos dez anos, quando a literatura infantil começou a fazer-se presente na universidade brasileira, a obra de Bartolomeu inspirou não poucos mestrados e doutorados . Investigando na produção do escritor mineiro temas como o lúdico, o misterioso, o maravilhoso, ou o sentido do sagrado , os trabalhos universitários testemunham a altíssima qualidade da literatura de Bartô, qualidade que este IV Premio Interamericano SM acaba de ratificar .

Em uma tradição tão rica como a em que se inscreve a literatura infantil brasileira – temos duas escritoras premiadas com o Hans Christian Andersen- o prêmio agora atribuído a Bartolomeu tem uma imensa importância : sublinha, por um lado, a identidade latino-americana da cultura brasileira: como um dos poucos países de nuestra América nos quais o espanhol não é a língua oficial, algumas vezes a ultima flor do Lácio que nos exprime nos separa de nossos irmãos de continente.

Por outro lado, o reconhecimento de nossa ibero-americanidade – proclamada e firmada pelo prestigioso prêmio que ora se confere ao autor de Sete Luas e de Ciganos - é uma importante porta para que todos os autores ibero-americanos, e com eles os leitores, viajem do português para o espanhol e vice-versa e assim a literatura contribua cada vez mais para a percepção da beleza das identidades mestiças e em trânsito, como são todas as identidades ibero-americanas.

Marisa Lajolo

terça-feira, 21 de outubro de 2008

RS: Proteção à Criança e ao Adolescente

A Comissão de Direitos Humanos, aprova criação de Agência Nacional de Proteção à Criança e ao Adolescente.

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) aprovou nesta quarta-feira (15) projeto de lei de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) que institui a Agência Nacional de Proteção à Criança e ao Adolescente. Esse órgão, que ficará vinculado à Presidência da República, será responsável pela formulação e a pela execução de políticas públicas de proteção aos menores.Após a aprovação do projeto (PLS 50/05), em decisão terminativa da CDH, Cristovam pediu a mobilização dos parlamentares para que a proposta seja aprovada com rapidez na Câmara. O senador destacou a importância de existir um órgão junto à Presidência da República que cuide de todos os aspectos da infância e da adolescência, e não apenas de setores específicos, como educação e saúde.- Esse projeto pode trazer mudanças na maneira como a criança é tratada no Brasil - afirmou o senador, destacando como simbólico o fato de a matéria ter sido votada e aprovada no dia em que o Senado realiza sessão especial para homenagear o Dia da Criança e o Dia do Professor.O texto foi aprovado na CDH na forma do substitutivo que já havia sido aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), de autoria do relator naquele colegiado, o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE). A relatora na CDH, a senadora Patrícia Saboya (PDT-CE), destacou em seu parecer que a agência vai ficar encarregada de propor as diretrizes das políticas de proteção do público infanto-juvenil além de regular, controla e avaliar a execução dessas políticas.A agência, que poderá executar políticas públicas diretamente ou por meio de convênio, deverá ainda, conforme destaca a relatora, coordenar e elaborar as propostas orçamentárias das políticas de atendimento a crianças e adolescentes e também monitorar e avaliar a respectiva execução orçamentária. Compete ao órgão, também, promover a garantia aos direitos estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente, ECA (Lei 8.069/90), bem como o estimular o exercício e a obediência desses direitos.Após a aprovação do projeto, o senador José Nery (PSOL-PA) destacou que a criação de uma agência para cuidar da proteção de crianças e adolescentes significa a criação de um órgão para "cuidar do futuro do nosso país".

Silvia Gomide / Agência Senado
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Postado por H 

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

RS: Crítica Literária

O escritor Celso Sisto está resenhando livros infantis e juvenis em duas páginas na web: uma delas é o site Artistas gaúchos (http://www.artistasgauchos.com.br/), que além do Celso, mantém outras matérias, artigos, entrevistas. Site bacana para quem quer conhecer o que se faz pelas bandas do Sul como o próprio nome já diz. A segunda página é um espaço para conversar e discutir a infância. Trata-se do Portal Cultura Infância. Nele, o Celso tem um canto só para suas resenhas, o Com a boca cheia de livros (http://www.culturainfancia.com.br/portal/index.php?option=com_content&view=category&id=127&Itemid=175). Clique e leia o que o Celso anda escrevendo sobre os livros que já podem ter passado pelas suas mãos ou, quem sabe, após a leitura, passarão? Na verdade, eu acho que o Celso anda fazendo mais do que resenhas, ele anda fazendo uma coisa praticamente extinta nesse país: Crítica literária de LIJ. E com total competência!

Postado por H 

terça-feira, 14 de outubro de 2008

DF: A Festa de Tati



A festa de Tati(Franco Editora)

Texto de Rosângela Vieira Rocha

e ilustrações de Carlos Jorge.


Tati é uma menina diferente das outras e seus colegas de escola têm dificuldade para aceitá-la. Seus pais resolvem fazer para ela um animado churrasco, no dia do seu aniversário. Ela convida todos os colegas. Será que eles vão à festa? O que acontece no aniversário de Tati? Só há um jeito de saber: participando da festa!

Temas abordados: preconceito, importância da inclusão das pessoas diferentes, amizade entre irmãos. Temas transversais: amizade, generosidade, respeito pelo outro.

O Lançamento do Livro foi durante a Feira do Livro de Brasília, no mês passado, no estande da Arco-Íris Distribuidora de Livros. O editor, Fernando Franco, estava presente.

Rosângela é a mais nova associada da AEI-LIJ. A autora nasceu em Inhapim, Minas. É jornalista e professora da Universidade de Brasília. Escreve há anos para adultos e agora resolveu entrar no mundo da literatura infantil. É seu primeiro livro para crianças, mas pretende publicar muitos outros. Sempre quis se comunicar com os pequenos, pois no fundo ainda se sente como eles e até hoje adora contos de fadas, além de histórias sobre meninos levados e engraçados.

Seja Bem-vinda, Rosângela.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

RS: Associado em entrevista ao JB



Para quem quiser conferir a entrevista de Caio Riter ao Jornal do Brasil, se não for cadastrado no site do JB on-line, basta clicar aqui e conferir os segredos que envolvem o livro Meu pai não mora mais aqui, editado pela Editora Biruta-2008.

Trecho da entrevista: 

"Há muito vinha sentindo o desejo de produzir uma novela juvenil em forma de diário. No entanto, andava também à procura de uma história que tivesse a ver com a narrativa epistolar, visto que acredito que cada trama exija, de certa forma, uma estrutura que a sustente. Escrever em forma de diário, entretanto, poderia resultar num texto sem novidade, visto que há muitas novelas juvenis estruturadas dessa maneira. Pensei, então, no motivo que levaria Letícia, uma das protagonistas, a produzir um diário. A idéia veio de uma conversa com um garoto que me falou que sua professora havia solicitado a sua turma que produzisse diários."


Postado por H 

DF: Autor sai de Brasília para São Luís do Maranhão

João Bosco Bezerra Bonfim ministra oficina sobre a arte verbal do cordel, na Segunda Feira do Livro de São Luís, a convite de Lúcia Nascimento, coordenadora geral do evento. Nesta oficina, com quatro horas de duração, os participantes entram em contato com a arte já centenária do cordel brasileiro. Refaz-se o percurso das origens do gênero, passando pelos recriadores brasileiros, até os nossos dias. Dessa arte absolutamente original, fazem parte figuras como Leandro Gomes de Barros (1865-1918), José Martins de Atahyde (1880-1959) e J. Borges (1935). Com uma origem nitidamente nordestina e uma difusão que acompanha os nordestinos onde quer que vão, o cordel faz parte da identidade brasileira. Neste trabalho procura-se traçar um perfil dessa arte, a partir da questão "O que faz de um cordel um "cordel"? Do formato às rimas e estrofes e da temática aos enredos, faz-se uma radiografia dessa arte. De posse das informações, os participantes poderão desenvolver suas habilidades de poeta ou até mesmo utilizar essa artesania para trabalhar em sala de aula. A oficina será ministrada dia 14 de outubro, terça, no Auditório do Espaço Casa do Professor. No mesmo dia, estará autografando o Romance do Vaqueiro Voador, às 18h, na Casa do Escritor.

João Bosco não nasceu em Brasília, mas reside aqui há muitos anos. Sinto que ele tem um carinho especial pela minha cidade querida. E, foi aqui que publicou o seu primeiro livro: "Era uma vez uma Maria Farinha".

Aqui de Brasília, estarei desejando boas energias, rimas, versos e muita alegria para essa tarde encantada pelo Cordel!

Tatiana Oliveira

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

RJ: Prêmio Adolfo Aizen de Literatura Infanto Juvenil

Katia Pino, associada da AEILIJ - RJ recebeu o Prêmio Adolfo Aizen de Literatuta Infanto Juvenil da União Brasileira de Escritores!

A premiação acontecerá no dia 31/10/2008, às 16 horas.
Local: ABL ( Teatro R. Magalhães Jr)
Endereço: Av. Presidente Wilson, 203 - Centro - RJ

Parabéns, Katia!

RS: Do blogue do Galeno Amorin

Direitos autorais: autores apreensivos

Os escritores e ilustradores de literatura infantil e juvenil estão apreensivos diante do que consideram "notícias imprecisas e desencontradas" em torno de eventuais mudanças na atual legislação de direitos autorais que vem sendo sinalizadas pelo Ministério da Cultura. Foi por isso que a Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil pediu para incluir o assunto na pauta da próxima reunião da Câmara Setorial do Livro e Leitura, marcada para o dia 20/11 no Rio. Mas a AEI-LIJ não quer saber de briga com o MinC, com quem, por sinal, tem ótimas relações.
Tanto que participou do fórum realizado pelo MinC e MEC para discutir o ensino de literatura nas escolas e, este mês, estará em um dos painéis do Seminário Autores e Artistas e Seus Direitos, que acontece no Rio.
Uma correção: a AEI-LIJ é presidida por Anna Cláudia Ramos (e não por Luiz Antônio de Aguiar, como foi erroneamente mencionado em nota anterior; o mandato dele terminou, a bem da verdade, no ano passado). Foi ela, portanto, que propôs à Fundação Biblioteca Nacional a discussão do tema.

Postado por H 

RS: Associada lança novo livro

Clique na imagem para ampliá-la e conhecer detalhes do novo livro de Helô Bacichette ilustrado por Laura Castilhos.


quarta-feira, 8 de outubro de 2008

DF: Casa de Autores

A Casa de Autores é um lugar especial que acolhe os autores brasilienses. É um espaço de discussão, de reflexão acerca do fazer literário, em todas as suas fases, da elaboração dos textos à sua publicação e divulgação. Dentro da Casa, os autores têm liberdade para debater suas dúvidas, suas angústias e de buscar condições para solucioná-las.

Mas a Casa, coordenada por Íris Borges, da Arco-Íris Distribuidora de Livros vai mais além: contata diretamente as editoras, acompanha o processo de publicação das obras, promove lançamentos, palestras e oficinas dos autores em feiras literárias, escolas e livrarias, cuida de contratos e direitos autorais.

Em permanente construção, o seu perfil se define a cada dia, a cada momento. Sua medida é a da necessidade daqueles que a compõem e que lhe dão vida. É exatamente isso que a Casa de Autores deseja ser: um espaço de borbulhante vitalidade, onde nada está estabelecido ou estanque.

Autores que compõem a Casa:

Alessandra Roscoe
Clara Rosa Gomes
Corintha Maciel
Dad Squarisi
Edna Resende
Eduardo Loureiro Jr.
Elba Gomes
Fabiano dos Santos
João Bosco Bezerra Bonfim
Lucília Garcêz
Marco Coiatelli
Marco Miranda
Marcelo Pio
Margarida Patriota
Maria Célia Madureira
Raquel Gonçalves
Rosângela Vieira Rocha
Solange Cianni
Tatiana Oliveira
Vera Lúcia Dias
Wilson Pereira

DF: Objetivo

A AEI-LIJ foi criada com o objetivo de representar os dois criadores no segmento literário: escritores e ilustradores. Essa associação tem procurado, principalmente, estimular a coesão da categoria, em defesa dos interesses e direitos de nossa classe.

Inicialmente, o ilustrador Jô Oliveira representou a Associação em Brasília e, então, indicou o meu nome para substitui-lo. Aceitei com prazer essa tarefa e espero que os escritores e os ilustradores do Distrito Federal juntem-se a nós para fortalecermos ainda mais a Literatura Infanto-Juvenil brasileira!

Uma das iniciativas para facilitar o nosso diálogo é a criação deste blog.

Abraço

Tatiana Oliveira

domingo, 5 de outubro de 2008

RJ: Lançamento do livro ""Meninas Tempestivas"


Lançamento do livro "Meninas Tempestivas" de Inês Stanisiere.

Dia 12 de outubro, às 16 horas.
Local: Livraria Saraiva do New York City Center.

sábado, 4 de outubro de 2008

RS: VERBALADA portátil Vol.1

Associados AEILIJ partcipam dos encontros literários produzidos pelo jornal Vaia, em parceria com as livrarias Palavraria, Letras & Cia, e livraria Nova Roma, cuja intenção é debater, festejar e discutir rumos da literatura contemporânea e suas diversas formas de expressão.

Programação:
Dia 17 de outubro, 19hs, no Teatro de Arena:
Arena Literária e FestiVaia
Debate e leituras com os escritores Marcelo Backes e Luíz Horácio.
Sarau e pocket show com Mário Falcão, Tiago Rosa, Coca Barbosa e grupo Dois por quatro.

Dia 18 de outubro, 10h30min, na livraria Letras & Cia:
Literatura e Filosofia: aproximações e afastamentos 
Debate com a participação do escritor, tradutor e crítico literário Marcelo Backes, do doutor e professor de filosofia (PUC/RS) Sérgio Sardi, da poeta e mestranda em literatura portuguesa Laurene Veras e do escritor e professor de literatura Luiz Horácio. O encontro terá a mediação do jornalista, editor da revista Aplauso, Flávio Ilha. 

Dia 25 de outubro, 14h, na livraria Letras & Cia.
Literatura Infanto-Juvenil: Possibilidade De Salvação
Debate com : Beatriz Abuchaim (Escritora e Psicóloga), Luiza Mota (Coordenadora do projeto Mala da leitura, em Caxias-RS), Ivan Zigg (Escritor e Ilustrador) e Hermes Bernardi Jr. (Escritor e Coord. regional AEILIJ) e Caio Riter (Escritor, professor e doutor em literatura brasileira), mediador do encontro.

Entrada franca.
Mais informações: jornalvaia@gmail.com e 51-98923603.

Endereços: 
Teatro de Arena (Av. Borges de Medeiros,835. Altos do viaduto Otávio Rocha) telefone: 51-3226-0242
Letras & Cia (Av. Osvaldo Aranha, 966) 
telefone: 51-3225-9944

Postado por H 

RS: Confraria das Letras em Braille


Mensagem recebida:

A Confraria das Letras em Braille tem o prazer de anunciar que Gláucia de Souza e Hermes Bernardi Jr. são os seus novos Embaixadores.
A posse, com a devida pompa, ocorrerá no dia 13/11, durante o evento da Confraria na 54ª Feira do Livro de Porto Alegre.

Abraços Brailleanos carinhosos aos novos Embaixadores e sucesso nesta empreitada!

Parabéns!

Isabel

Postado por H