domingo, 31 de maio de 2009

DF: A Arte de Criar Histórias para Crianças e Jovens




A Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil – AEILIJ, convida para um inédito bate-papo/discussão entre autores* de LIJ, aberto ao público em geral. 

A AEILIJ, promoverá um evento inédito: autores de Literatura para Crianças e Jovens discutindo técnicas e manhas de sua arte & ofício com outros autores e com a participação do público interessado no tema. 

A Literatura para Crianças e Jovens é riquíssima em recursos técnicos, que absorve da Literatura em geral e a transforma segundo a exigência de atrair e seduzir seu público, tão especial. Além disso, importantes novidades técnicas da arte de criar histórias estão surgindo nessa área, capazes de influenciar toda a comunicação ficcional, aí considerando não um público em especial, mas os leitores de maneira ampla.

São as intimidades desse fazer literário, discutidas por autores com mais de vinte anos de carreira e sucesso, amados pelo seu público, premiados e destacados sempre pela crítica, que a AEILIJ põe em Discussão no dia 18 de junho, das 09 às 17 hs, no XI Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens. 

* A AEILIJ considera como autores, os criadores de texto (escritores) e de imagem (ilustradores).

Cada D!SCUSSÃO contará com três autores, sendo 2 provocadores e 1 mediador.
09:00hs Abertura
Anna Claudia Ramos – Presidente da AEILIJ
09:20hs Primeira Discussão: INGREDIENTES 
(personagens, focos e vozes narrativos, manhas, recursos e caprichos)... 
Provocadores: Rosana Rios e Pedro Bandeira. 
Mediadora: Antonella Catinari
10:50hs Segunda Discussão : FONTES 
(Clássicos, Cultura Popular e outros...) 
Provocadores: Rogério Andrade Barbosa e Luiz Antonio Aguiar.
Mediadora: Sandra Pina
12:20 às 14hs Intervalo
14:00hs Terceira Discussão : A IMAGEM 
(narrativas visuais, harmonização com o texto etc...) 
Provocadores: Thais Linhares e Maurício Veneza. 
Mediadora: Marília Pirillo. 
15:30hs Quarta Discussão: GÊNEROS 
(terror, humor e seus pares) 
Provocadores: Rosa Amanda Strausz e Gustavo Bernardo. 
Mediador: Hermes Bernardi Jr.
16:50hs Encerramento
Término: 17:00 hs

Dia: 18 de junho de 2009
Local: XI Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens. 
Centro Cultural Ação da Cidadania 
Av. Barão de Tefé, 75, Bairro Saúde, no Rio de Janeiro, RJ
A única taxa para a entrada no evento, será o ingresso do Salão, que custa R$ 3,00.

www.aeilij.org.br
Para maiores informações, por favor contate Sandra Pina – comunicação@aeilij.org.br

sábado, 30 de maio de 2009

RS: Ilustradores do RS na Exposição de Ilustrações no Rio

A já tradicional Exposição Cores e Formas que contam histórias, promovida pela AEI-LIJ, este ano conta com pranchas de três profissionais da imagem do RS. Laura Castilhos, com ilustração do livro T de Ti e T de Tá da autora Helô Bacichette (Editora Maneco); Hermes Bernardi Jr, com imagem de seu lançamento Doido pra voar (Editora Artes e Ofícios) e Marilia Pirillo, com imagem de seu livro Bonifácio, o porquinho (WMF Martins Fontes). 

A Exposição será aberta durante o 11º Salão do Livro para Crianças e Jovens, que se realizará no Rio de Janeiro, de 10 a 21 de junho, e é um dos eventos que marcam o aniversário de 10 anos da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil. 

Visite o site do 11º Salão clicando sobre o banner acima.


Postado por H 


RS: PPEL Recebe Prêmio FNLIJ/PETROBRAS



O Programa Permanente de Estímulo à Leitura/Livro Meu, da Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul, foi contemplado com o primeiro prêmio do Concurso FNLIJ/Petrobras - Os Melhores Programas de Incentivo à Leitura junto a Crianças e Jovens de todo o Brasil. 

O concurso, que está na sua 14ª edição, é uma iniciativa da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil-FNLIJ, em parceria com a Petróleo Brasileiro S.A. Petrobras. É considerado um dos mais importantes concursos da área no Brasil e visa premiar os três melhores projetos que tenham o propósito de incentivar à leitura junto aos públicos infantil e/ou juvenil.

Segundo a FNLIJ, os principais objetivos do concurso são: identificar e dar publicidade aos diversos programas de incentivo à leitura junto aos públicos infantil e juvenil já existentes no Brasil, buscando conhecer quem, como e com que dificuldades, soluções e metas lidam as pessoas, físicas e/ou jurídicas, responsáveis por estes programas; estimular o desenvolvimento de novos programas como os mencionados no item anterior; e, com isto, gerar subsídios técnico-científicos para o desenvolvimento de políticas, públicas ou privadas, de incentivo à leitura no Brasil.

Nesta edição do concurso, setenta projetos foram inscritos e o PPEL foi selecionado como primeiro lugar. Será agraciado com o prêmio de R$10.000,00, entregue pela FNLIJ na cerimônia de abertura do Salão do Livro Infantil e Juvenil do Rio de Janeiro, no dia 10 de junho.

De acordo com a coordenadora do PPEL, Sra. Luiza Motta, o prêmio é um reconhecimento ao trabalho de Caxias do Sul na área do livro e da leitura. %CO valor será aplicado na compra de livros e na implementação dos projetos de leitura%D, informa Luiza.


Postado por H

Um comentário:

Marko Ajdaric - Neorama dos Quadrinhos disse...
Que bom, um trabalho consequente da nossa cidade ser premiado. Tomara que seja um incentivo para as próximas melhoras
31 de maio de 2009 08:11

quarta-feira, 27 de maio de 2009

DF: Em 2009 a AEILIJ completa dez anos!

Alô Todos!

Alguns eventos marcarão essa data tão especial.
Confira: 

* Como acontece desde 2000, teremos nosso estande no 11º Salão FNLIJ do Livro Para Crianças e Jovens. Um espaço que vem se transformando ao longo dos anos em ponto de encontro de associados e lugar de reuniões com editores, etc...
Esse ano o Salão acontece entre os dias 10 a 21 de junho de 2009, no Centro Ação da Cidadania, no Rio de Janeiro/RJ. 

* O estande da AEILIJ abrigará a 4ª edição da Exposição Cores e Formas que Contam Histórias que, este ano, conta com a participação de 25 ilustradores associados e um folder bilingue. A Exposição já recebeu convites para viajar pelo Brasil em eventos ligados ao livro e continua com espaços na agenda para os associados e/ou representantes que quiserem levá-la para suas cidades/estados. 

* Uma edição especial do Boletim AEILIJ circulará a partir de junho e conta com depoimentos de pessoas ligadas à LIJ, sobre o decênio de incontáveis conquistas da entidade em prol da Literatura Infantil. 

* No dia 18 de junho, como parte da programação oficial do Salão, a AEILIJ promoverá o 1º Discussões AEILIJ, reunindo autores (da palavra e da imagem) em debates sobre o nosso ofício. O evento será aberto a autores, educadores, mediadores de leitura e interessados em geral. 

* A AEILIJ fará um coquetel em comemoração aos seus 10 anos no dia 11 de Junho, no Rio de Janeiro. Vamos enviar convite avisando horário, local e tudo o mais, mas precisamos saber quem estará por aqui nesse dia e quem poderá estar presente no coquetel. Associados de outros estados e do Rio, por favor,confirmem ou não sua presença no coquetel, respondendo a este e-mail. A confirmação é necessária para que o coquetel seja um sucesso.

* Outros eventos estão sendo programados por nossos representantes regionais e serão divulgados no devido tempo. Acompanhe pelo site da AEILIJ (www.aeilij.org.br) e pelos blogs regionais.

terça-feira, 26 de maio de 2009

RS: Por um espaço especial para a literatura na escola



A Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil – AEILIJ, através da AEILIJ-RS, promove, entre 2 e 4 de novembro, em parceria com a Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL), o seminário Por um espaço especial para a literatura na escola. A iniciativa, que integra o ciclo A Hora do Educador, da 55ª Feira do Livro de Porto Alegre, será composta por mesas-redondas e oficinas das quais participarão autores, educadores e representantes de editoras. 

A coordenação, apresentação e mediação do seminário ficarão a cargo do escritor Hermes Bernardi Jr., coordenador regional AEILIJ-RS. 

Programação

Dia 2 de novembro

Abertura - 15h 
Casa do Pensamento (Armazém A do Cais do Porto) 
Palestra com Ignácio de Loyola Brandão - escritor
19h - 
Palestra com o ilustrador Odilon Moraes - A história de uma capa 

Dia 3 de novembro 

Mesa-redonda – 9h às 11h30min
Casa do Pensamento 
Literatura - o essencial é invisível aos olhos
Annete Baldi – Editora Projeto 
Anna Claudia Ramos – escritora e ilustradora, presidente da AEILIJ 
Celso Sisto – escritor e ilustrador 
Beloni Baggio - diretora do Colégio Estadual Leopoldo Tiethbol 

Oficinas – 14h às 17h
Ducha das Letras (Armazém A do Cais do Porto)
Gloria Kirinus – escritora 

Ateliê da Imagem (Armazém A do Cais do Porto)
Kátia Canton - escritora

Dia 4 de novembro

Mesa-redonda – 9h às 11h30min
Casa do Pensamento 
Que tipo de leitor a escola está formando? 
Sérgio Alves – Editora Larousse e Escala Educacional 
Paula Mastroberti – escritora e ilustradora 
Eliana Martins – escritora 
Elizabeth Baldi – diretora da Escola Projeto (a confirmar) 

Oficinas – 14h às 17h
Ateliê da Imagem
Maurício Veneza – ilustrador e vice-presidente da AEILIJ (a confirmar)

Ducha das Letras
Caio Riter - escritor

Mais informações podem ser obtidas com a coordenadora da Área Infantil e Juvenil da 55ª Feira do Livro de Porto Alegre, Sônia Zanchetta (sonia@camaradolivro.com.br).


Postado por H 

RS: Uma associação que pensa conjuntamente, não para

A AEILIJ está completando dez anos. A diretoria, com ênfase ao grupo que reside no Rio de Janeiro, está preparando uma série e atividades comemorativas aos dez anos de lutas pela democratização da leitura no Brasil. E nós, coordenadores regionais, estamos dando o máximo de apoio possível, contando, claro, com o apoio de nossos associados regionais. 

Aos que não têm acompanhado a lista de discussão na internet, ou que, por eventualidade não costumam visitar os blogues regionais e o site oficial da associação, envio um breve relato do que vem sendo programado. 

1. Há dez anos a AEILIJ é apoiadora e mantém um estande no mais importante evento de LIJ do país. Trata-se do Salão do Livro para Crianças e Jovens, promovido pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Evento este que se realizará de 10 a 21 de junho de 2009, no Rio de Janeiro/RJ.

2. Durante o 11º Salão do Livro para Crianças e Jovens a AEILIJ abrirá a Exposição de ilustrações - 10 anos de AEILIJ, com pranchas de 26 ilustradores associados. 

3. A AEILIJ lançará durante o 11º Salão do Livro para Crianças e Jovens um boletim especial de dez anos, com substanciais depoimentos de renomados autores, editores, ilustradores e especialistas em LIJ, que fazem referência ao decênio de incontáveis conquistas da entidade em prol da Literatura Infantil. 

4. Durante o 11º Salão do Livro para Crianças e Jovens, a AELIJ promoverá o evento Discussões AEILIJ, no dia 18 de junho, que reunirá autores (leia-se da palavra e da imagem) em debates essenciais à classe, bem como aos educadores, mediadores de leitura e interessados. O evento integra a programação oficial do Salão.

5. Durante a 55ª Feira do Livro de Porto Alegre, com o apoio da CRL, a AEILIJ, através da coordenadoria RS, realiza o seminário Por um espaço especial para a literatura na escola, que realizar-se-á dias 02, 03 e 04 de novembro. A fala de abertura será com o escritor Ignácio de Loyola Brandão, Prêmio Jabuti 2008 de Livro do Ano de Ficção, seguida de uma fala do ilustrador Odilon Moraes. 

Além disso, claro, a política em defesa dos Direitos Autorais e pela Democratização da leitura e da literatura no Brasil, bandeiras da AEILIJ, continua. 2009 é um ano de eleições. Estão abertas as inscrições de novas chapas. Nossa atual presidente, Anna Claudia Ramos, e nosso atual vice-presidente Maurício Veneza, representantes de uma diretoria que tanto tem feito pela associação, irão concorrer à reeleição. Como coordenador regional, estarei junto a eles, e conto com o apoio de todos vocês para que os projetos iniciados na atual gestão continuem. 

Além disso, conto com a generosidade de todos, solicitando que, ao integrarem algum evento promovido pela AEILIJ, façam referência à associação em seus materiais de divulgação. Isso dá credibilidade à associação da qual participamos, e que queremos ver crescer como é notório o seu crescimento, conquistando espaços importantes de discussão ao longo desses dez anos, agregando profissionais de conceituada atuação, bem como dá credibilidade aos autores (leia-se da palavra e da imagem) que desejam se sentir parte de tudo isso. 

Em tempo, gostaria de chamá-los para uma assembléia a realizar-se no mês de julho. Saliento a importância da participação de todos. Temos muito o que conversar. Faz-se necessário que juntemos forças a fim de programarmos ações conjuntas. Sugiro 09 ou 10 de julho, às 19h. Peço-lhes a gentileza de consultarem suas agendas e me informarem suas disponibilidades. 

Att

-- 
Hermes Bernardi Jr.
escritor de LIJ
Coordenador Regional AEILIJ


Postado por H 

RS: Associada além fronteiras


A escritora e contadora de histórias Heloisa Carla Coin Bacichette realizou palestra e oficina no “3º Foro Mundial de Especialistas en Dramaturgia Infantil y Juvenil", em Santiago, Chile. Convidada pela Comissão Organizadora da Ocarin- EMTIJCHILE, Academia Chilena de Literatura Infantil-juvenil e pela Sociedade de Escritores do Chile, Heloisa proferiu palestra na sala América da Biblioteca Nacional do Chile, com o tema: “Educação e arte: ampliando a percepção para uma compreensão do mundo”. Ministrou, também, oficina explorando a temática: “Poesia e contação de histórias:resgatando elos na formação de leitores”. 

O evento aconteceu de 16 a 21 de março de 2009, em Santiago e reuniu especialistas procedentes de países latino-americanos, do Caribe e da Europa. 

O 3º Fórum de Especialistas na Arte Dramática Infanto-Juvenil contemplou programa com objetivos centrados em temas importantes para a Educação Artística e a realização pessoal das crianças de hoje e do futuro. 

Para quem quiser ler a palestra na íntegra, clique aqui, para a versão em português, e aqui para a versão em espanhol.


Postado por H 

RS: Convite recebido



Temos a honra de convidar Vossa Excelência para assistir ao ato de posse do eminente beletrista CARLOS MARINO SILVA URBIM na cadeira número 40 da Academia Rio-grandense de Letras, cujo Patrono é Alceu Wamosy e cujo último ocupante foi José Hilário Retamozo. 

O recipiendário será saudado pelo Acadêmico Luiz de Miranda. 

O ato, que será solene, realizar-se-á às seis horas da tarde do dia 28 de maio corrente, no Auditório do Memorial do Rio Grande do Sul, à Rua Sete de Setembro, 1020(Praça da Alfândega), nesta Capital. 

Francisco Pereira Rodrigues
Presidente da Associação Rio-grandense de Letras.

Carlos Urbim (Santana do Livramento, 4 de fevereiro de 1948) é um jornalista e escritor de livros infanto-juvenis brasileiro.

Nasceu em fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai. Mudou-se para Porto Alegre aos 19 anos e formou-se em Jornalismo na UFRGS. Trabalha na área do jornalismo há 33 anos, tendo passado por diversas empresas jornalísticas, todas sediadas em Porto Alegre.

Foi durante dez anos editor de cadernos do jornal Zero Hora (Segundo Caderno, Vida, Revista ZH e Caderno de Cultura).

Sua primeira publicação destinada ao público infantil, Um Guri Daltônico, de 1984, obteve grande repercussão junto ao público. O livro foi lançado na Feira do Livro de Porto Alegre de 1984. Outros livros do autor são Patropi, a Pandorguinha, Dinossauro Birutices, Uma Graça de Traça, Caderno de Temas, Diário de um Guri, Dona Juana, Bolacha Maria, Saco de Brinquedos, Rio Grande do Sul – Um Século de História, Os Farrapos, Álbum de Figurinhas e Morro Reuter de A a Z, entre outras. Ao escrever para crianças, busca na infância a motivação para o material de que é feita sua produção literária, conservando as influências e o sotaque da região em que nasceu. Utiliza a poesia como forma de cativar os pequenos leitores e seus personagens têm fortes vínculos com o cotidiano gaúcho, o que contribui para a identificação imediata entre o autor e seu público.


Postado por H 

domingo, 24 de maio de 2009

RS: Nova associada - Monika Papescu


Bem vinda, Monika!

Monika Papescu nasceu em São Paulo, em 1969, numa família de artistas de todos os sabores: seu pai é artista plástico, sua mãe tocava piano e a família Papescu vem de uma longa tradição de livreiros.
Aprendeu animação ainda criança, quando tudo era feito quadro a quadro, com Sérgio Tastaldi. Desenhou muito, até entrar na Faculdade de Comunicação Visual na FAAP, SP.
 Assim que se formou, foi para Londres, onde estudou ilustração voltada para publicações infantis e depois desenho gráfico e mais um pouco de animação. Fez seu primeiro livro como projeto de conclusão de curso, e deu tão certo que até hoje continua fazendo livros.
 Como autora e ilustradora, publicou: À procura da máscara (Loyola), O rapto das flores cantantes (Paulinas), Abc da bicharada e 1 2 3 da bicharada. (Studio Nobel) e "peixinhos" (Formato). Monika também ilustrou livros de outros autores e livros didáticos.

Mais sobre a Monika em http://www.monikapapescu.com/.


Postado por H 

RS: D!scussões AEILIJ


A Arte de Criar Histórias para Crianças e Jovens

A Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil – AEILIJ, convida para um inédito bate papo/discussão entre autores de LIJ, aberto ao público em geral. 

Cada D!SCUSSÃO contará com três autores, sendo 2 provocadores e 1 mediador.

09:00hs - Abertura
09:20hs - Primeira Discussão: INGREDIENTES 
(personagens, focos e vozes narrativos, manhas, recursos e caprichos)...

10:50hs - Segunda Discussão : FONTES 
(Clássicos, Cultura Popular e outros...) 

Intervalo: 12:20 às 14hs

14:00hs - Terceira Discussão : GÊNEROS 
(terror, humor e seus pares)

15:30hs - Quarta Discussão: A IMAGEM 
(narrativas visuais, harmonização com o texto etc...) 

Fechamento:16:50hs 
Término: 17:00 hs

Dia: 18 de junho de 2009
Local: XI Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens. 
Centro Cultural Ação da Cidadania 
Av. Barão de Tefé, 75, Bairro Saúde, no Rio de Janeiro/RJ.


Postado por H 

sábado, 23 de maio de 2009

DF: A Arte de Criar Histórias para Crianças e Jovens




A Arte de Criar Histórias para Crianças e Jovens
A Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil – AEILIJ, convida para um inédito bate papo/discussão entre autores de LIJ, aberto ao público em geral. 
Cada D!SCUSSÃO contará com três autores, sendo 2 provocadores e 1 mediador.

09:00hs Abertura
09:20hs Primeira Discussão: INGREDIENTES 
(personagens, focos e vozes narrativos, manhas, recursos e caprichos)...
10:50hs Segunda Discussão : FONTES 
(Clássicos, Cultura Popular e outros...) 
Intervalo: 12:20 às 14hs
14:00hs Terceira Discussão : GÊNEROS 
(terror, humor e seus pares)
15:30hs Quarta Discussão: A IMAGEM 
(narrativas visuais, harmonização com o texto etc...) 
Fechamento:16:50hs 
Término: 17:00 hs

Dia: 18 de junho de 2009
Local: XI Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens. 
Centro Cultural Ação da Cidadania 
Av. Barão de Tefé, 75, Bairro Saúde, no Rio de Janeiro.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

segunda-feira, 18 de maio de 2009

RJ: O que é qualidade em ilustração - com a palavra o ilustrador

O livro O que é qualidade em ilustração - com a palavra o ilustrador, organizado pela escritora Ieda de Oliveira e editado pela DCL, foi selecionado pela FNLIJ para o catálogo de Bolonha e também recebeu o selo Altamente Recomendável.

Além disso, no dia 18/6 às 16h, durante o XI Salão do Livro, haverá um lançamento seguido de um bate-papo com o público. Estarão presentes os ilustradores Rui de Oliveira, Renato Alarcão, Marcelo Ribeiro, Odilon Moraes, a designer Ana Sofia, além da própria Ieda de Oliveira.

RS: Associada AEILIJ



Feira do Livro de Bento Gonçalves


Bento Gonçalves não é só conhecida por seus parreirais e por suas vinícolas. Lá também acontece a Feira do Livro, que neste ano chega a 24º edição. Com o tema “Leitura: A arte da transformação”, o evento tem início nesta quarta-feira, 13 de maio, e segue até o dia 24, na Praça Walter Galassi (Rua Marechal Floriano). A Via del Vino, no centro da cidade, também concentrará uma parte da programação, que no total será realizada em uma área coberta de 1.450,00 m². Estandes com espaço para comercialização de livros, contação de histórias e oficinas literárias e culturais estarão à disposição do público. A Feira do Livro é uma realização da Prefeitura de Bento Gonçalves e Fundação Casa das Artes, com realização da Biblioteca Pública Castro Alves.

Todas as atividades e espaços da Feira são viabilizados através de parcerias, especialmente os projetos de incentivo à leitura em espaço projetado para tal fim. Também estará presente no evento a Molekoteka, ônibus especialmente projetado pela Secretaria Municipal de Educação para desenvolver a leitura. Neste ano, o encontro faz um chamamento para a questão da diversidade cultural através de uma feira multicultural, que está sendo pensada em diferentes áreas de atuação a fim de mobilizar toda a comunidade em torno das questões da leitura. Cerca de 30 escritores participam do evento, através de visitas às escolas e de palestras, bate-papos, oficinas e seminários. Marô Barbieri foi eleita a patrona desta edição, que elegeu como Amiga do Livro, Renée Cousandier Perrone. Outras informações sobre o evento podem ser obtidas através do telefone 54 3452-5344 ou pelo site da Prefeitura.

Associados AEILIJ como Daniel Munduruku, Jonas Ribeiro e Luciana Savaget estão contemplados em diferentes projetos. Após a abertura oficial, a patrona inaugura os bate-papos no palco da Feira com um talk show às 19h30min.

– A escolha da Marô tem alguns pontos importantes. É a primeira mulher a ser patrona da Feira, ela é natural de Bento Gonçalves e é ligada à literatura infanto-juvenil, que reforça a importância que estamos dando aos jovens. Para melhorar o número de leitores, temos que investir na leitura cada vez mais cedo – diz o coordenador da Feira, Pedro Júnior da Fontoura.

Postado por H 

quarta-feira, 13 de maio de 2009

RS: Altamente recomendável e Catálogo de Bolonha

Os associados Caio Riter e Christian David, autores de Meu pai não mora mais aqui (Editora Biruta) e Mão dupla (Editora Artes e Ofícios) respectivamente, foram selecionados para o catálogo de Bolonha 2009. 
Além disso, o livro Meu pai não mora mais aqui foi agraciado com o selo Altamente Recomendável da FNLIJ - Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.

Parabéns aos associados da AEILIJ-RS por estas conquistas!


Postado por H 

sexta-feira, 8 de maio de 2009

RS: Papo de artista


A relação do artista com a mídia
Dia 09 de maio de 2009
Sábado, às 15h00
Na Farol (Rua Garibaldi, 872, POA/RS)
Com Sarah Goulart e Luciana Thomé 

Ta aí um tema que incomoda muitos artistas, seja qual for a arte, mas que cada vez mais ganha importância: a relação do artista com a mídia. Como conseguir espaço em rádios, jornais e TVs para divulgar nossa arte? Como lidar com as novas mídias? O que o marketing pessoal e a rede de contatos tem a ver com essa divulgação?

Para conversar sobre o tema, convidamos assessores de imprensa atuantes no mercado que irão dar suas dicas, expôr as dificuldades e os verdadeiros resultados de uma maior exposição de mídia. Não perca. 


Postado por H 

sexta-feira, 1 de maio de 2009

RJ: Inscrições abertas para a Exposição de Ilustrações no Salão do Livro

Estão abertas as inscrições para os ilustradores que desejam participar da tradicional Exposição de Ilustrações, que acontece no stand da Associação dos Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil, no Salão do Livro. Esta exposição é uma iniciativa da AEILIJ e só podem participar os ilustradores associados.

Seguem, abaixo, as regras para os interessados:

Aberta a inscrição para a EXPOSIÇÃO de ILUSTRADORES da AEILIJ

Local: Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens

Data: junho 2009

Quem pode participar: associados AEI-LIJ em dia com a anuidade;

Como participar: 
- Enviar até o dia 08/05 um CD rom com arquivo da ilustração + foto do ilustrador acompanhada de crédito do fotógrafo.
A ilustração deverá estar em alta definição (400dpi) - no tamanho da arte original. Essa definição alta será necessária para que apliquemos em painéis grandes (40x60cm). Pode salvar em .jpg de alta qualidade ou tif.
- Junto ao CD enviar (em papel ou arquivo de word) as informações:
nome do livro,
ano de publicação (só poderão participar imagens de livros publicados entre 2007 e 2009),
nome da editora,
nome do escritor - referentes ao livro onde foi publicada a ilustração. É importante mandar o livro junto com o material, para que ele faça parte da exposição.
Se quiser que coloque e-mail e/ou página de internet avise, informando os mesmos.

Novidade: este ano a exposição contará com um folder, com a ilustração de cada participante e seus devidos créditos. Cada ilustrador receberá uma cota de 30 folders. Para isso, é importante que, além da imagem em alta definição, cada ilustrador envie, no cd, a mesma imagem em tamanho menor, para que possamos inseri-la no folder.

Depositar na conta da AEILIJ:
o valor de R$ 50,00 até dia 08 de maio.

Assim que realizar o depósito, informar pelo e-mail: anniebcruz@terra.com.br escrevendo na linha de assunto: expo aeilij.
Conta Bancária: Bradesco, banco 237, agência 472-3, conta corrente 44758-7
CNPJ: 03.374.569/0001-05

Obs: o valor acima está destinado a cobrir os custos dos painéis e também os do folder da exposição.

ENDEREÇO de ENVIO dos CDs: 
a/c Marília Pirillo
Rua Visconde de Ouro Preto nº 64 / 202
Botafogo
Rio de Janeiro – RJ
CEP: 22250-180

Obs: Os CDs não serão devolvidos.

Quem tiver alguma dúvida, é só fazer contato comigo através do e-mail: anniebcruz@terra.com.br