sábado, 29 de junho de 2013
sexta-feira, 28 de junho de 2013
SP: Revista do Observatório do Livro e da Leitura - 28 de junho de 2013
Brasil participará da Feira do Livro de Frankfurt com autores e editoras
O Brasil participará da Feira do Livro de Frankfurt, a maior vitrine do mundo no setor, com cerca de 70 escritores e 100 editoras, informou nesta terça-feira o presidente da Fundação da Biblioteca Nacional, Renato Lessa.
A participação do Brasil, país convidado da próxima edição da feira literária Buchmesse, que acontecerá de 9 a 13 de outubro, está orçada em cerca de US$9 milhões e seu objetivo principal é alçar sua literatura no contexto internacional, disse Lessa.
O presidente da fundação é o principal responsável pela organização do pavilhão brasileiro na Buchmesse, cuja criação estará a cargo da cineasta e cenógrafa Daniela Thomas.
O Brasil é considerado um dos mais importantes mercados de leitores em potencial do mundo, afirmou Lessa, que também destacou que o governo brasileiro destinou um fundo de vários milhões de dólares à tradução de 270 títulos nos próximos anos.
A principal tarefa do pavilhão será apresentar autores das grandes cidades, como Rio de Janeiro e São Paulo, mas também as novas vozes das zonas rurais e indígenas.
A literatura brasileira esteve presente na última edição da Feira do Livro de Leipzig (leste da Alemanha), considerada a "irmã caçula" da Buchmesse e orientada basicamente ao público leitor, sem tanto foco nos editores e profissionais do setor.
Algumas semanas antes de comparecer a Frankfurt, o Brasil será protagonista do Festival de Literatura de Berlim, que receberá boa parte dos autores brasileiros convidados da feira Buchmesse.
O objetivo das participações é oferecer um panorama da literatura brasileira em toda sua pluralidade e diversidade, de todas as regiões, com a presença expressiva de vozes femininas e também de escritores que emigraram ou de estrangeiros que adotaram o Brasil como seu país.
Postado por Regina Sormani às 05:18
quarta-feira, 19 de junho de 2013
RJ: Lançamento de "Preguiça, coragem e outros bichos", de Priscila Prado
Neste 19 de junho às 18 às 20h, acontece o lançamento de Preguiça, coragem e outros bichos, de Priscila Prado, na Livraria Icaraí, em Niterói. Outras informações em www.preguicacoragem.com.br.
RJ: 15 Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens
Entre os dias 5 e 16 de junho, aconteceu no Centro de Convenções Sul América/RJ, o 15 Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens. A AEILIJ esteve presente com dois stands. Um institucional com o tradicional painel de autógrafos e, o segundo, abrigando a mostra Cores e Formas com 25 painéis de ilustradores associados.
Foi tempo de lançamentos e encontros com colegas de profissão, amigos, editores, leitores de diversas idades e outros profissionais da área. Tempo de Assembléia Geral da Associação, para a qual compareceram autores de diversas cidades do País.
No sábado, dia 8/6, nosso Discussões abordou o tema "O papel dos autores da Palavra e da Imagem em eventos literários". Deste participaram Anielizabeth – Ilustradora; Mariana Warth – Editora Pallas; Verônica Lessa – Biblioteca Nacional, com mediação de Anna Claudia Ramos.
domingo, 16 de junho de 2013
PR: I Festa da Freguesia do Livro. Viva a Leitura!
Realizou-se no dia 16.06.2013, no Galpão Cultural Thá, a I Festa da Freguesia do Livro - Viva a Leitura. Rua Riachuelo, 110, Curitiba/PR), das 15 as 18h.
Os escritores e ilustradores da AEILIJ-PR, foram recebidos por uma plateia de pais e filhos, que aplaudiram as contações de histórias de Marilza conceição, alexandra Barcellos, María Rosana Mestre, Marcus Matumoto e participaram da oficina de ilustrações com Mari Inês Piekas.
A festa é um evento literário repleto de conversas com escritores curitibanos, show de música, atividades para crianças como as oficinas de origami e ilustração, além de contação de histórias e sorteios.
O trabalho da Freguesia do Livro consiste em receber livros em doação e com eles espalhar literatura por aí. "Nossa intenção com essa festa é divulgar a iniciativa voluntária da Freguesia do Livro, estimular o desapego e receber livros em doação, aumentando essa corrente que tem como elo importante a formação de novos leitores", comenta Josiane Mayr Bibas, responsável pela iniciativa.
O evento, aberto ao público, solicitou para a entrada a doação de um ou mais livros para a ONG. "Os livros chegarão a leitores em lugares distantes e inusitados, fazendo girar essa roda literária. Livros circulando, mais leitores se formando", complementou Josiane Mayr Bibas.
Autores convidados: Marcelo Sandmann, Marília Kubota, Ricardo Corona, Alvaro Posselt, Assionara Souza, Luci Collin, Severo Brudzinski, Alexandra Barcellos, Marilza Conceição, María Rosana Mestre, Mari Inês Piekas, Cintia Scoriza e Eloi Zanetti. Show musical de Carlos Machado.
E as iniciativas literárias do Jornal Relevo com Daniel Zanella e Emanuela Siqueira da Igreja do Livro Transformador. Contação da histórias com o Instituto História Viva.
A oficina de Ilustração ficou por conta da ilustradora Mari Ines Piekas. Já a Oficina de Origami ficou a cargo da artesã Gogó Guarinello. Fotógrafa convidada: Bianca Muzillo.
Houve a venda de livros dos autores da Editora InVerso e da Artes&Textos. Exposição de Toys de Marcus Matumoto da Shofarkids. Grafite com o artista Gustas.
A Freguesia do Livro é composta por: Ângela Marques Duarte, Josiane Mayr Bibas e Maria Luisa Mayr. Para a realização, a festa contou com o apoio de Luci Collin.
Saiba mais:
Fan Page: www.facebook.com/freguesiadolivro.com
Serviço:
I festa da Freguesia do Livro
Onde: Galpão Thá Cultural (Rua Riachuelo, 110, Centro, Curitiba/PR)
Quando: 16 de junho, domingo
Horário: das 15h às 18h
Entrada: doação de um ou mais livros
Informações: (41) 9921-6456
Postado há 16th June 2013 por Marilza Conceição
SP: Tatiana Belinky
É com imensa tristeza que informamos o falecimento, aos 94 anos, da escritora Tatiana Belinky.
Escritora de livros infanto-juvenis Tatiana Belinky, de 94 anos, morreu na tarde deste sábado (15) no Hospital Alvorada, em São Paulo.
Tatiana Belinky é autora de mais de 250 livros, que lhe renderam diversos prêmios educacionais, e tradutora de muitas obras, entre elas contos do escritor russo Anton Tchekhov.
Ela nasceu em São Petersburgo, na Rússia, em 1919, e aos 10 anos mudou-se com a família para o Brasil, instalando-se em São Paulo. Na época, ela já falava três línguas: russo, alemão e letão.
Postado por Regina Sormani às 14:15
terça-feira, 11 de junho de 2013
domingo, 9 de junho de 2013
quinta-feira, 6 de junho de 2013
NE: 15o Salão Anual da FNLIJ (de 5 a 16/06/2013)
Foi aberto ontem, e segue até o próximo dia 16 deste mês, o 15o Salão Anual da FNLIJ. Maior evento nacional dedicado exclusivamente à literatura infanil e juvenil, conta com a participação de inúmeras editoras, sendo importante oportunidade para se conhecer o que de melhor e de mais recente se publica na área, razão pela qual, neste evento, são realizados diversos lançamentos, contando com a participação de escritores e ilustradores de todo o país (com grande participação de associados da AEILIJ). Além de discussões para a cadeia produtiva, há espaço para a cadeia criativa, bem como para pais, educadores e, claro, para o público infantojuvenil, destinatário principal do evento. Vale a pena conferir!
quarta-feira, 5 de junho de 2013
SP: A AEILIJ, no 13º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens
Começa hoje o 15º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens
05/06/2013 a 16/06/2013
Local: Centro de Convenções Sulamérica - Rio de Janeiro - RJ
Mais informações: hhttp://www.fnlij.org.br/
Veja as imagens da montagem do estande da AEILIJ (enviadas pela querida Sandra Ronca)
Alex Gomes (disfarçado de fantasminha) e Anielizabeth
Alex Gomes, Felipe Vellozo e Sandra Pina
Felipe Vellozo ajeita o banner da nova mostra "Exposição Cores e Formas que Contam Histórias"
Sandra Ronca
Sandra Pina
Sandra Pina, Rogério de Andrade Barbosa, Sandra Ronca e Alex Gomes
Parabéns aos envolvidos!!
Um comentário: