Aqui e ali, as fundações, espalhadas por todo o país, com uma ligeira concentração na capital paulista, contribuem para a formação de novos leitores, desenvolvendo neles o gosto pela leitura bem como a melhoria das habilidades/capacidades de leitura, como é o caso do programa FURA BOLO, da Fundação Cargill, criado em 1999. O programa abrange cerca de dois mil educadores de 137 escolas, de 18 cidades espalhadas em oito estados.
Do programa, conheço a Denise Cantarelli, que é gerente da equipe que toca o trabalho, e a Kátia Karam Gonzalez, consultora pedagógica. Conheço mais de perto e há mais tempo a Kátia, desde a época em que trabalhávamos no ensino municipal paulistano em projetos variados de formação de leitores e escritores.
O trabalho proposto pela Fundação Cargill, assessorado pela Kátia, é muito interessante. Começa lá onde deveriam começar todos os trabalhos de educação: formação dos educadores. É formando educadores, que gostam de ler, que certamente o resultado aparecerá: alunos leitores. Depois de uma formação inicial, o trabalho continua com a abordagem de temas variados e atividades dinâmicas que favoreçam a reflexão, sempre na perspectiva de colocar o livro na mão do leitor.
Temas como “diversidade de gêneros, textos com imagem e sem imagens, contação de histórias, abordagem das capas dos livros, leitura diversificada e atividades lúdicas a partir dos textos lidos” fazem parte do cotidiano das crianças e jovens leitores envolvidos no programa. O programa Fura Bolo é mais amplo do que este meu registro breve e avança por outras áreas, como o resgate da cultura local e tradicional.
Além do que escrevi anteriormente, a fundação também publica um jornal, trimestralmente, com matérias curtas, mas bastante interessantes, que contribuem para a formação do nosso pé de meio literário. No último número, abril-maio-junho/2010, traz, por exemplo, um depoimento do sempre atuante professor e escritor Douglas Tufano e uma entrevista com a Denize B.S.Carvalho, psicóloga e livreira, uma das sócias e mentoras da deliciosa Casa de Livros, que já foi matéria dessa coluna. E traz também, mais uma vez, a coluna Cantinho da Leitura em que a Kátia faz resenhas de alguns livros de nossa rica literatura infantil e juvenil.
Bem...programas como esse Fura Bolo e atuação como a da Kátia são ações que, certamente, fazem muito pela leitura, pela literatura, pela formação definitiva de educadores que gostem de ler e possam ensinar esse gosto e essa condição aos nossos futuros leitores do presente. Ações e atuações como essas são definitivas na construção do nosso pé de meia literário.
Sampa, junho de 2010
Edson Gabriel Garcia
(Escritor e educador)
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