Quando passamos por uma boa experiência emocional ou intelectual, temos vontade de partilhar com as outras pessoas, não é? Assim acontece com a experiência estética: quando assistimos a um bom filme, ouvimos uma boa música ou lemos um bom livro, queremos contar para os amigos e dividir com eles nossas impressões. As crianças gostam de falar sobre os desafios vencidos e sobre os livros lidos. Portanto, é importante reservar um tempo para a troca de experiências sobre a leitura. Nesses momentos, as crianças devem falar livremente, sem cobranças ou ameaças. Garantir a segurança emocional tanto no momento da leitura como no do comentário é importante para que a criança não sinta que está correndo riscos de ser reprimida, advertida, humilhada ou ridicularizada quando participa de conversas e debates na classe. Os comentários das crianças podem despertar em outros colegas o desejo de ler aquele livro. Algumas vezes, é preciso fazer uma lista de espera na circulação dos livros.
Trecho do livro LER = MUITO PRAZER - Orientações para o trabalho de formação de leitores e com a literatura infanto-juvenil, da escritora associada e doutora Lucília Garcêz. Editora Conhecimento: Brasília, 2008. p. 20-21.
Tatiana Nunes de Oliveira
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