domingo, 24 de agosto de 2008

RS: Lendo pra valer

Despertar o interesse pela leitura e promover encontros entre autores infantis e juvenis e alunos da rede estadual de ensino que integram as 12ª e 28ª Coordenadorias Regionais de Educação. Esse é o objetivo do Lendo pra Valer, promovido pela Secretaria de Educação do Estado e pela Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL), por meio do qual serão realizados cem encontros com autores de fora do RS, entre agosto e novembro deste ano. 

O novo projeto funcionará nos moldes dos programas de leitura já desenvolvidos pela CRL em conjunto com outros parceiros, o Adote um Escritor (Secretaria de Educação de Porto Alegre) e o Fome de Ler (Universidade Luterana do Brasil – Ulbra/Guaíba). A concretização dessa iniciativa só se tornou possível devido à participação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação/Ministério da Educação, que é um dos apoiadores da Feira do Livro de Porto Alegre. 

Este ano, o FNDE passou a disponibilizar passagens aéreas e estadia para escritores e ilustradores de outros estados que participarão de ações educativas que a CRL promove na etapa prévia e durante a Feira do Livro, cuja 54ª edição ocorrerá 31 de outubro a 16 novembro. 

As escolas que sediarão os encontros do Programa Fome de Ler, que ocorrem em 12 municípios da região da 12ª CRE, não poderão participar do Lendo pra Valer (Clique aqui para ver a relação de escolas).

Encontros em agosto - A primeira atividade do projeto Lendo pra Valer será um encontro do escritor Rogério Barbosa Andrade com alunos na Escola Técnica Estadual Marechal Mascarenhas de Moraes, em Cachoeirinha. A atividade integra a “etapa de aquecimento” da 22ª edição da Feira do Livro do município, que ocorrerá de 24 de setembro a 1º de outubro, no estacionamento do Hipermercado BIG, com o apoio especial da Câmara Rio-Grandense do Livro.

Ainda no mês de agosto, as escritoras Ieda de Oliveira e Luciana Savaget virão especialmente ao Estado para realizar encontros com alunos de escolas estaduais de Charqueadas. 

Outras datas - Em setembro, durante a 22ª Feira do Livro de Cachoeirinha, três escritores manterão encontros com alunos de escolas estaduais: Tiago de Melo Andrade (dia 24), Álvaro Cardoso Gomes e Toni Brandão (ambos no dia 26). Cada um terá dois encontros (manhã e tarde).

Lembre-se: todas as atividades da Feira têm entrada franca. Informações sobre inscrições para o ciclo A Hora do Educador e para o agendamento escolar podem ser obtidas pelo e-mail visitacaoescolar@camaradolivro.com.br ou pelo telefone 51 3225-5096.

Postado por H 

Nenhum comentário:

Postar um comentário