terça-feira, 26 de maio de 2009

RS: Uma associação que pensa conjuntamente, não para

A AEILIJ está completando dez anos. A diretoria, com ênfase ao grupo que reside no Rio de Janeiro, está preparando uma série e atividades comemorativas aos dez anos de lutas pela democratização da leitura no Brasil. E nós, coordenadores regionais, estamos dando o máximo de apoio possível, contando, claro, com o apoio de nossos associados regionais. 

Aos que não têm acompanhado a lista de discussão na internet, ou que, por eventualidade não costumam visitar os blogues regionais e o site oficial da associação, envio um breve relato do que vem sendo programado. 

1. Há dez anos a AEILIJ é apoiadora e mantém um estande no mais importante evento de LIJ do país. Trata-se do Salão do Livro para Crianças e Jovens, promovido pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Evento este que se realizará de 10 a 21 de junho de 2009, no Rio de Janeiro/RJ.

2. Durante o 11º Salão do Livro para Crianças e Jovens a AEILIJ abrirá a Exposição de ilustrações - 10 anos de AEILIJ, com pranchas de 26 ilustradores associados. 

3. A AEILIJ lançará durante o 11º Salão do Livro para Crianças e Jovens um boletim especial de dez anos, com substanciais depoimentos de renomados autores, editores, ilustradores e especialistas em LIJ, que fazem referência ao decênio de incontáveis conquistas da entidade em prol da Literatura Infantil. 

4. Durante o 11º Salão do Livro para Crianças e Jovens, a AELIJ promoverá o evento Discussões AEILIJ, no dia 18 de junho, que reunirá autores (leia-se da palavra e da imagem) em debates essenciais à classe, bem como aos educadores, mediadores de leitura e interessados. O evento integra a programação oficial do Salão.

5. Durante a 55ª Feira do Livro de Porto Alegre, com o apoio da CRL, a AEILIJ, através da coordenadoria RS, realiza o seminário Por um espaço especial para a literatura na escola, que realizar-se-á dias 02, 03 e 04 de novembro. A fala de abertura será com o escritor Ignácio de Loyola Brandão, Prêmio Jabuti 2008 de Livro do Ano de Ficção, seguida de uma fala do ilustrador Odilon Moraes. 

Além disso, claro, a política em defesa dos Direitos Autorais e pela Democratização da leitura e da literatura no Brasil, bandeiras da AEILIJ, continua. 2009 é um ano de eleições. Estão abertas as inscrições de novas chapas. Nossa atual presidente, Anna Claudia Ramos, e nosso atual vice-presidente Maurício Veneza, representantes de uma diretoria que tanto tem feito pela associação, irão concorrer à reeleição. Como coordenador regional, estarei junto a eles, e conto com o apoio de todos vocês para que os projetos iniciados na atual gestão continuem. 

Além disso, conto com a generosidade de todos, solicitando que, ao integrarem algum evento promovido pela AEILIJ, façam referência à associação em seus materiais de divulgação. Isso dá credibilidade à associação da qual participamos, e que queremos ver crescer como é notório o seu crescimento, conquistando espaços importantes de discussão ao longo desses dez anos, agregando profissionais de conceituada atuação, bem como dá credibilidade aos autores (leia-se da palavra e da imagem) que desejam se sentir parte de tudo isso. 

Em tempo, gostaria de chamá-los para uma assembléia a realizar-se no mês de julho. Saliento a importância da participação de todos. Temos muito o que conversar. Faz-se necessário que juntemos forças a fim de programarmos ações conjuntas. Sugiro 09 ou 10 de julho, às 19h. Peço-lhes a gentileza de consultarem suas agendas e me informarem suas disponibilidades. 

Att

-- 
Hermes Bernardi Jr.
escritor de LIJ
Coordenador Regional AEILIJ


Postado por H 

Nenhum comentário:

Postar um comentário