sexta-feira, 30 de outubro de 2009

RS: Associada AEILIJ/RS participa do IV Litearte

Jacira Fagundes esteve no dia 20 de outubro em Gramado, participando da IV Jornada de Literatura e Arte, realização da Escola CAIC/Gramado-RS, que teve início em19 de outubro e vai até o dia 30 deste mês. 

Artistas e escritores, além de professores, participam do evento no intuito de aproximar a arte e a literatura das crianças e jovens que constituem o alunado da escola e de escolas convidadas.

Jacira Fagundes desenvolveu duas oficinas. 

Com alunos de 7ª série, foi realizada oficina de contos que constou de exercício de leitura de em conto extraído de seu recente livro “No limite dos sentidos”. Posteriormente, houve interpretação do texto através de ilustração feita pelos alunos. A leitura em voz alta pela escritora foi acompanhada pelos alunos, permitindo pausas para interferências, perguntas, opiniões e interpretações que levaram à discussão e compreensão de cenas e cenários, descrição e movimentação de personagens e sequencia narrativa. O conto escolhido para a atividade foi “Histórias de lobos” por ter a caracterização do conto fantástico, muito apreciado pelo leitor jovem.

Com alunos de 4ª série foi desenvolvida a oficina “Histórias que pintam” com apoio do livro O Menino do Livro, adquirido e trabalhado pelas crianças junto aos professores antecipadamente. Um bate-papo bastante descontraído antecedeu a escolha individual de um capítulo do livro para ilustrar. A oficina Histórias que pintam prioriza a inter-relação texto/imagem, e a atividade envolve contação da história, leitura de pequenos trechos do livro e leitura das ilustrações que são apresentadas em tamanho grande.


Com materiais para criação da expressão artística por meio da imagem e da palavra, à disposição do aluno, como cola, tesoura, lápis de cor, giz de cera, papéis diversos e revistas, oportunizando diferentes possibilidades através de desenho, recortes e colagens, tanto os alunos maiores quanto os pequenos enriqueceram a narrativa com textos e ilustrações bastante originais, relacionando-as com o conto lido ou capítulo do livro. 

Texto: Jacira Fagundes


Postado por H 

Nenhum comentário:

Postar um comentário