quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

SP: Canto & Encanto da Poesia - Alakazam

O blog paulista, no mês de janeiro, apresenta a poesia da escritora Rosana Rios, associada da regional SP.
Obrigada pela participação e um grande beijo.
Regina Sormani 


ALAKAZAM

Voei o mundo num tapete mágico,
as mil e uma noites revivi;
visitei xeques, sultões e califas
para cumprimentá-los aprendi:

Shalam Aleikam!
Aleikam Shalam!

Histórias de Sherazade eu ouvi
enquanto alguém dizia: Alakazam!

Vi o sol se pôr atrás dos minaretes,
vi o sol nascer e pintar a manhã;
senti as areias do deserto, quentes,
onde passam camelos, 
caravanas
e os mercadores sempre em seu afã;
Ouvi os encantadores de serpentes
Enquanto alguém dizia: Alakazam!

Havia gênios presos nas garrafas,
havia grutas cheias de tesouros,
havia príncipes que se curvavam
e me diziam: Shalam Aleikam!

Havia djins e magos
poderosos,
havia palácios esplendorosos
Enquanto alguém dizia:Alakazam!

Fechou-se o livro, acabou-se a história
e mesmo Sherazade se calou.
Foi-se o Oriente intenso dos meus sonhos
quando a realidade retornou...

Mas a palavra mágica não morre:
se eu me lembrar, ela não será vã.
Para acordar as mil e uma noites,
Sei que basta eu dizer: Alakazam!

Alakazam
in "Palavras Mágicas". SP: Studio Nobel, 2010.
Poemas de Rosana Rios. Ilustrações de Mariana Massarani.

Nenhum comentário:

Postar um comentário