quarta-feira, 18 de maio de 2011

SP: Página do Ilustrador - Marcelo Pimentel

MARCELO PIMENTEL

Foto de Pilar Castro 


Olá! Sou ilustrador e designer gráfico carioca formado pela Escola de Belas-Artes da UFRJ, tendo iniciado minha atuação no meio editorial em 1992 (é... já tem um tempinho). Sou associado da AEILIJ desde 1999 e fico muito grato pela oportunidade de apresentar aqui um pouco do que já produzi.
Durante minha formação acadêmica, tive o privilégio de assistir por um período as aulas do mestre Rui de Oliveira, que, como não poderia deixar de ser, foi uma grande influência no meu caminho rumo à ilustração.

Penso que são características do meu trabalho a variação constante de técnica e linguagem, além de uma certa predileção por textos que explorem a fantasia, o imaginário – contos folclóricos ou fábulas.
Há bastante tempo venho buscando também uma “brasilidade” maior em meus projetos, bebendo da nossa arte popular.

Ilustração para o livro RECEITA PARA PEGAR SACI (1ª edição), de Anna Claudia Ramos e Gabriel Campêlo. Ed. Ao Livro Técnico, RJ, 2001. Técnica: Acrílica e colagem.

Já expus na BIB – Bienal de Ilustração de Bratislava –, na Eslováquia, em suas edições de 1999, 2001 e 2003, assim como no Japão (BIB in Japan 2004).

Em 2001, o livro Mistérios da Pindorama – meu primeiro projeto com a autora Marion Villas Boas – recebeu o selo Altamente Recomendável da FNLIJ e foi selecionado para o Catálogo The White Ravens, da Biblioteca de Munique. 




Ilustrações para o livro MISTÉRIOS DA PINDORAMA, de Marion Villas Boas. Eds. Biruta e CultMix, RJ, 2000. Técnica: Nanquim e caneta preta.

Além de projetos editoriais, produzi ainda, em parceria com o amigo designer Henrique Cezar, identidades visuais para diversos eventos musicais no Centro Cultural Banco do Brasil - RJ.
Entre 2005 e 2009, dei uma “parada” na produção de livros (hoje o design e a ilustração não são mais a minha atividade principal). Mas, em 2010, a coleção O Mais Atual do Teatro Clássico – para a qual ilustrei o título Prometeu e Alceste – também recebeu o Altamente Recomendável da FNLIJ. Aos poucos, mesmo com uma produção pequena, dá pra se construir uma trajetória. Em 2011 vem mais coisa por aí.

TÉCNICAS DE TRABALHO

Tenho o costume de esboçar os desenhos (e os títulos) dos livros em tamanho bem menor do que sua dimensão final, ampliando-os depois para aproveitar a expressão daqueles “rabiscos”. Dificilmente concebo uma ilustração já na escala 1 X 1.
Após escanear o esboço, aparo algumas arestas no computador (photoshop) e interfiro com pincel na própria impressão do desenho já retocado digitalmente. Isso porque durante muito tempo meu traço tendeu a ser “certinho” demais (acho que a gente projeta no desenho boa parte da nossa postura pessoal). Como eu queria quebrar essa barreira, obter mais expressão, achei esse modo de preservar a espontaneidade que eu buscava, a partir de ampliações dos pequenos esboços. Se dá resultado, são vocês que vão dizer.

Quando ilustro, gosto de adequar meu traço ao tema do texto, buscando uma linguagem gráfica compatível com a atmosfera e o espaço/tempo em que se passa a narrativa. O mesmo vale para a tipografia do título, que em geral prefiro tratar à mão, evitando as fontes padrão dos computadores.




Imagino que seja gratificante quando o artista atinge um estágio no qual seu trabalho pode ser identificado – independentemente do estilo escolhido –, quando consegue imprimir uma marca pessoal em tudo que faz, mesmo utilizando linguagens muito diferentes entre si. Um dia eu chego lá (rss).

Ilustração para o livro QUIBUNGO, Coleção ESTÓRIAS DE ARREPIAR, de Marion Villas Boas. Eds. Rovelle e CultMix, RJ, 2011. Técnica: Nanquim e guache branco.

Bom, gente, concluindo, eu gostaria de já ter um site pronto, pra quem quisesse conhecer mais de mim ou do meu trabalho. Mas minha página ainda se encontra em projeto. Por enquanto, vocês podem dar uma olhadinha no que anexei ao site da AEILIJ, inclusive uma lista das obras já publicadas.
E, perdoem, mas ainda escrevo pela “antiga” ortografia (rss).
Grande abraço.



Para conhecer mais sobre o trabalho do ilustrador Marcelo Pimentel clique aqui






Um comentário:

  1. Oi Marcelo!
    Parabéns por seu trabalho. Gosto muito do seu traço vigoroso e expressivo. Continue nos presenteando com sua arte.
    Um grande abraço.
    Vera

Nenhum comentário:

Postar um comentário