sexta-feira, 1 de julho de 2011

RS: Carta aos associados

Porto Alegre, 01 de julho de 2011.

    Amigos aeilijianos,

Em nome de toda a diretoria eleita escrevo para agradecer a credibilidade e confiança de todos os associados que nos apoiam, e ao trabalho realizado pelas diretorias anteriores ao longo destes doze anos de AEILIJ. 

Despeço-me do cargo de coordenador regional do Rio Grande do Sul para assumir a presidência juntamente com Sandra Pina. Nossa expectativa e dedicação será reforçar apoio e continuidade a tudo o que já foi construído e consolidado, além de ambicionar outros voos para este coletivo.  

Durante alguns meses tratamos de formar a chapa, incluir profissionais que muito agregaram a AEILIJ e outros que sempre estiveram atentos e desejosos de participar mais efetivamente. Não foi fácil. Todos temos inúmeros compromissos com a palavra, com a imagem, com suas famílias, com nossos leitores. Mantivemos um canal aberto de diálogo com nossos antecessores, ouvimos opiniões, e reunimos um grupo que, isento de fronteiras pretende planejar o futuro da AEILIJ. Aproximamos pessoas distantes no que delimitam suas fronteiras territoriais, mas que em seu ofício pretendem que elas sejam invisíveis para a execução de nossos propósito, muito claro em nosso slogan: capacitação e intercâmbio.

Esse slogan não nasce de um desejo particular, mas da trajetória em estrada bem pavimentada por nossos antecessores. O slogan - que se pretende ação - é a consequência de todo o trabalho que aquele grupo de escritores e ilustradores, ao se reunir em 1998, sonhou para os mais de 500 autores espalhados Brasil afora.

É resultado daquela assembleia que ocorreu em 30 de junho de 1999, quando o sonho ganhou corpo e voz.

Ao longo dos seis anos na coordenação regional do RS, observei, aprendi, desejando colaborar mais ainda para esse sonho esboçado há doze anos. A AEILIJ cresceu, assumiu novos compromissos, angariou associados, iniciou o processo de profissionalização de sua administração juntamente ao de seus associados. As diretorias anteriores deixaram claro que o que nos move é a continuidade. E é nesse sentido que pretendo, juntamente com todos os membros da diretoria, assinalar esse caráter, além de oportunizar visibilidade e auxílio às coordenações regionais que, no momento promissor da entidade requerem troca de experiências. Proponho-me a me dedicar a isso e, juntamente com Sandra Pina, imbuir a todos desse espírito de auxílio, a fim de contemplar ainda mais os seis princípios publicados em nosso site e que sempre nos orientaram ao buscar parcerias, criar espaços que dessem visibilidade à sigla e, acima de tudo, oportunizassem visibilidade ao livro e à leitura produzida para crianças e jovens. 

Com afeto e profundo agradecimento à Anna e Maurício, nossos antecessores, sigamos lutando juntos pela democratização da literatura no Brasil.

Hermes Bernardi Jr.
presidente

Sandra Pina
vice-presidente

Postado por H 

Nenhum comentário:

Postar um comentário