quarta-feira, 12 de setembro de 2012

SP: Técnicas de Ilustração - 03 - Pintura digital

ILUSTRADOR  ALEX GUENTHER 
WWW.ALEXGUENTHER.COM
(contato@alexguenther.com)

TITULO DA OBRA: MUNDO PERDIDO
TÉCNICA UTILIZADA: PINTURA DIGITAL COM O ADOBE PHOTOSHOP
SEGMENTO: LITERÁRIO INFANTO-JUVENIL


Descrição do Processo.



Fase1: Com base no objetivo proposto para a ilustração do livro é realizado um esboço, a lápis, da cena, e posterior pesquisa de imagens. Selecionadas  as imagens que mais se adequam aos objetivos do projeto, é feita uma fotomontagem, uma composição na qual se baseará todo o trabalho de pintura. Esta fase é trabalhosa e muito importante para definição de cores e texturas da pintura.

Fase 2: Com a composição montada, é hora de criar uma nova camada acima da montagem fotográfica e desenhar digitalmente com um lápis cinza os traços principais das imagens para delimitar os espaços de cores a serem preenchidos. Cada elemento ganha uma camada própria de cor.

Fase 3: Começa então a fase de pintura, com base na observação das imagens. Nem sempre a cor da imagem vai estar em harmonia com os outros elementos então, às vezes é bom testar cores similares. Preencho todos os elementos separadamente, muitas vezes já inserindo luzes e sombras primárias para verificar o contraste no todo.

Fase 4: Nesta fase o contraste geral já está definido. Com a criação de pincéis digitais personalizados consigo criar várias texturas, efeitos de água da cachoeira ao fundo, fogo no topo da montanha e fumaça do vulcão. Texturas dos dinossauros, rochas e pele da mulher também são feitas desta forma. Começo a inserir algumas fotografias de reforço para imagem, mesclando-as com os desenhos. Apenas a imagem do planeta e algumas texturas para o T- Rex foram utilizadas nesta composição.

Fase 5: Nesta etapa a imagem está quase finalizada. Faço camadas de ajustes de brilho e contraste, cores e ajusto pinturas mal acabadas. Reflexos e pequenos detalhes são feitos nesta fase final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário