quinta-feira, 23 de junho de 2016

RJ: Nova associada: Flavia Lins e Silva

FLAVIA LINS E SILVA

1) Fale um pouco sobre o começo do seu trabalho com LIJ.
Publico os livros da Pilar desde 2001. Foram os primeiros que escrevi e a Pilar é minha personagem mais antiga, que viaja comigo para um lado e para o outro. Talvez ela seja fruto das leituras que fiz na infância: uma mistura de Emília, Pippi Meialonga, Mafalda, Asterix, Volta ao mundo em 80 dias, sei lá mais que livros se misturaram no liquidificador da minha imaginação. Gosto muito de escrever sobre viagens, locais diferentes e meu livro mais premiado é “Mururu no Amazonas”, sobre uma garota virando mulher, vagando pelos rios com seu “casquinho”, com seu barco. Escrevo também muitos roteiros para TV e com Detetives do Prédio Azul sonho com uma possível aproximação dos telespectadores com o mundo literário. Vejo muitos fãs do conteúdo da TV buscando os livros e acho que a TV pode e deve ser uma parceira da literatura nacional. Nossas animações têm crescido muito e tenho agora um projeto de animação com Mariana Massarani que sonho muito em realizar. Acho que as ilustrações brasileiras dariam ótimas series de animação. Temos aqui traços lindos, coloridos, originais demais!

2) Três livros seus para quem não te conhece.
1 – Diário de Pilar na Grécia -  (Zahar) é meu livro mais conhecido. Pilar ganha uma rede mágica do avô e parte para o mundo grego, onde se depara com personagens da mitologia grega e vive uma aventura inesquecível ao lado de seu gato Samba e do amigo Breno. Eles já viajaram juntos também para a Amazônia, Egito, Machu Picchu e África (Da Nigéria a Angola, depois até a Bahia). Agora estou escrevendo Pilar na China e estou encantada com esta civilização milenar. 
2 – Mururu no Amazonas - (Manati) ganhou o prêmio João de Barro, de Minas Gerais, foi escolhido melhor livro juvenil em 2010 pela FNLIJ. É um livro para leitores de 14 ou 15 anos. Agora gostaria de ver Mururu encenado no teatro. Gosto muito quando as mídias conversam. Livro que vira peça. Seriado que vira livro... 
3 – Detetives do Prédio Azul – aventuras culinárias (Zahar) É o terceiro livro da série que publico desta série. O primeiro é narrado pelo detetive Capim, o Segundo pela detetive Mila e, neste terceiro, acompanhamos a transição de Tom para o detetive Pippo, o novo dono da capa verde. Entre cada caso, vem uma receita ligada à história, porque o detetive Pippo é filho de um grande cozinheiro italiano. É um bom livro para leitores iniciantes.

3) Quais os seus planos para os próximos cinco anos?
Nosso tipo de trabalho não dá folga, não é? Aonde vamos, o trabalho vai junto, dentro da nossa cabeça inquieta. Tenho uma lista de livros que ainda gostaria de escrever e espero ter mais tempo para os livros nos próximos cinco anos. Acho muito prazeroso escrever para TV, mas consome bastante tempo. Agora estou querendo escrever mais filmes de longa-metragem para a infância e pegar trabalhos um pouco mais tranquilos. Já escrevi 200 casos dos detetives para a Telinha e tem mais cinquenta a caminho. Ufa! Meu sonho é tirar um ano sabático para escrever mais livros em algum lugar do planeta...

Mais informações em http://www.flavialinsesilva.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário