sábado, 29 de janeiro de 2011

SP: Um livro do qual gostei muito - O livro dos segundos socorros

Doutores da Alegria - O LIVRO DOS SEGUNDOS SOCORROS - 


Quem já acompanhou de perto um filho, um sobrinho, enfim, uma criança doente hospitalizada, irá entender porque gostei muito deste livro.
De acordo com os Doutores da Alegria, "ficar doente não é nada engraçado, mas, mesmo nessa condição, crianças não deixam de ser crianças". Elas continuam querendo brincar, mesmo hospitalizadas. Então, o tema do livro é: reconhecendo a dificuldade daquele momento, colaborar para uma melhor qualidade de vida, durante a hospitalização.
Muito interessante e engraçado é o PEQUENO DICIONÁRIO DE SEGUNDOS SOCORROS, onde surgem palavras como:
Algordão - algodão para pacientes gordos
Bula - mulher do bule
Esparadrops - esparadrapos para chupar
Hosquintal - a parte dos fundos de um hospital
Pomagda - pomada especialmente desenvolvida numa farmácia de manipulação para uma moça chamada Magda.
Tem também o CALENDÁRIO DE ENFERMÉRIDES que marca dias especiais como: O dia da Língua, O dia do Arroto, O dia da Brincadeira, Dia do Papo Furado, Dia do No Fim dá Tudo Certo, etc, etc.
Creio que os pequeninos gostarão muito do: O QUE É, O QUE É?
Por que a dra Florinda não consegue dormir? Ora, porque ela pintou o quarto com cores berrantes!! Além de tudo isso, há nesse livro, jogos e muitas outras brincadeiras, para que as crianças hospitalizadas não percam a capacidade de se divertir durante o tratamento e período no qual aguardam a recuperação.
O texto final e coordenação editorial são do Marcelo Duarte e Wellington Oliveira, com ilustrações do Orlando, editora Panda. Boa leitura!

Um abraço a todos,

Regina Sormani

Nenhum comentário:

Postar um comentário