quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

SP: Vice-Versa de dezembro de 2011

Amigos!

Participam deste Vive-Versa  Simone Pedersen e Regina Sormani, escritoras associadas da regional paulista da AEILIJ


Simone Pedersen

Regina Sormani


Perguntas da Regina

1 - Simone, seu livro de poesias infantis “POETANDO E DESENHANDO", editado pela Komedi e ricamente ilustrado pelo Paulo Branco tem os animais como tema. Fale um pouco sobre o assunto.

R - Esse projeto surgiu de uma conversa com o Paulo. Ele leciona há trinta anos e queria fazer um livro para ensinar as crianças a desenhar, mas que tivesse um texto leve. Eu mostrei um conjunto de poemas sobre animais e a Komedi selecionou alguns. Essa edição já está esgotada e será lançado por outra editora agora em janeiro, para atender várias escolas que o estão adotando. É um livro que eu uso muito quando visito escolas porque rapidamente as crianças se interessam e interagem, contando dos seus animaizinhos e ouvindo as historinhas dos personagens que depois elas aprendem a desenhar.

2 - Você é formada em Direito e também se declara apaixonada por Monteiro Lobato desde criança. Em que momento a literatura começou a tomar conta da sua vida?

R - Quando eu era criança, havia apenas uma biblioteca na minha cidade, São Caetano do Sul, na Grande São Paulo. Na biblioteca, havia apenas uma estante pequena com livros infantis. Foi ali que eu conheci a obra do Monteiro Lobato aos nove anos. Formada, mudei para a Dinamarca onde me casei, e lia muito em dinamarquês e inglês para aprender os idiomas. Depois morei na Itália por dois anos. Naquela época não havia internet. Quando eu vinha ao Brasil comprava dezenas de livros. Mas, foi só em meados de 2008, quando retornei definitivamente, que comecei escrever de forma sistemática e participar de concursos. A Literatura sempre fez parte da minha vida - independente do idioma-.Foi a minha companhia, principalmente, nos onze anos que morei longe da família.

3 - O que representa para você a coletânea FRAGMENTOS E ESTILHAÇOS?

R - Nesse livro eu publiquei contos, crônicas e poesias que obtiveram alguma premiação em concurso literário. É o meu primeiro livro para adultos,  seguido de “Colcha de retalhos” somente com poemas: um registro do início da minha vivência literária. Em breve lanço o “O tango da vida” com contos dramáticos e em abril o “Fronteiras” somente com crônicas.

4 -  Simone, você morou no exterior, viajou muito e atualmente escreve para um jornal, revistas literárias e blogs. Além disso, participa de concursos, é delegada da UBT de Vinhedo e... é mãe do Dennis e da  Natalie. Você se considera uma pessoa super organizada ou vai enfrentando os desafios à medida que eles vão surgindo?
Só quero acrescentar que foi muito prazeroso participar deste Vice-Versa com você.  Obrigada e um beijo, minha querida!

R - Risos. Eu era muito organizada. Fui secretária executiva por muitos anos. Hoje dou mais importância ao momento. Entre organizar papéis e escrever um texto, prefiro escrever um texto. Por outro lado, se houver muita bagunça eu não consigo me concentrar, primeiro arrumo tudo. O difícil é organizar a agenda. Vivo com listas na bolsa: reuniões, contas, compras, concursos, horários dos filhos... Faço uma por dia. Eu acredito que me ajuda muito o fato de ser prática. Faço tudo online ou por fone, desde pagar contas até compras no Brasil e exterior, raramente vou ao shopping center. Tenho quem me ajude em casa, transporte escolar, motorista de táxi de confiança para meus filhos em caso de necessidade, médico, veterinária, tudo “entre amigos”.  Talvez por morar no interior seja mais fácil ter esses contatos. Por outro lado, minha família mora a 100 km daqui, tenho que ter tudo sob controle. E sobram as madrugadas para escrever!

O prazer foi todo meu! É muito bom termos um blog onde podemos conhecer melhor nossos companheiros. Obrigada e um beijo no coração!


Perguntas de Simone

1 - Regina, você respira literatura há muito tempo. Como surgiu o projeto Teatro nas Escolas e Bibliotecas? Quais atividades são desenvolvidas nele?

R – O projeto Teatro nas Escolas e Bibliotecas surgiu quando lancei o livro interativo O OVO AZUL DA GALINHA ROSA pela Paulus  e a International Paper, na época,  se interessou em patrocinar o teatro de bonecos. O sucesso da galinha Rosa, da Perua e do ovo Azul foi imediato. Durante vários anos, o teatro percorreu muitas escolas e bibliotecas da capital e interior, sempre contando com a participação de ótimos atores bonequeiros e contadores de história.  O primeiro a surgir no palquinho era o boneco Chamequinho que cantava o jingle que criei especialmente para ele. O patrocínio acabou, mas, o teatrinho continua muito solicitado e hoje em dia, apresentamos muitas outras histórias. Os BICHINHOS DO ZOOLÓGICO  peça adaptada do livro das Paulinas, é uma das mais pedidas pelas escolas.

2 - Você e o Marchi têm uma sintonia rara. Como foi a criação do boneco Chamequinho? É esse o seu projeto preferido, desenvolvido em parceria com ele?

R - A International Paper havia solicitado ao Marchi que criasse um boneco que realmente lembrasse uma folha de papel e que agradasse o público-alvo: as crianças. Então, o Marchi criou o Chamequinho parecendo um origami e que foi elaborado em aerografia. Os pequeninos adoraram!! A partir daí, o Marchi construiu um lindo boneco que  movimentava as mãos e  abria a boca.  Gravamos o jingle e o Chamequinho passou a ser o garoto propaganda da Internacional Paper, pois falava e cantava, para alegria da criançada. Ficou perfeito.
Posso afirmar, com certeza que o Chamequinho foi um dos melhores projetos que conseguimos concretizar juntos.

3 - Tenho acompanhado o Trovadores.com, publicado na revista Primavera em Sampa, e aproveito para parabenizá-la! Qual foi a reação dos leitores? Quais outros temas a revista aborda?

R - O Trovadores.com – nome criado pela Angela Leite – está sendo muito elogiado, é verdade. O número de trovadores aumenta a cada dia e aproveito o espaço para convidar a todos que gostem de trovas : – Venham trovar conosco!!!
A revista publica contos, crônicas, poesia, arte, música de vários gêneros, divulga livros e lançamentos e a cada mês homenageia um autor.

4 - Os jovens estão sedentos de boa literatura. O que você pode nos adiantar a respeito do livro que está escrevendo com o Marciano Vasques para esse público?

R - Simone, o livro está pronto, até que enfim. É um thriller, escrito a quatro mãos  e duas cabeças... rsrs... suspense e mistério para o público juvenil, ambientado aqui, em São Paulo. Deverá ser lançado em 2012, assim esperamos.


2 comentários:

siqueira4 de dezembro de 2011 02:05
PARABÉNS POR + ESTE MARAVILHOSO VICE-VERSA COM DUAS PRECIOSIDADES DA ARTE DE ESCREVER, QUE DEUS ABENÇOE E SUCESSOOOOO!!!
ABRAÇOS
SIKA

Regina Sormani4 de dezembro de 2011 10:28
Meu querido amigo Sika!
Você é que é um amigo precioso.
Obrigada e um beijão!
Regina Sormani

Nenhum comentário:

Postar um comentário