sábado, 6 de novembro de 2010

SP: Censura à Monteiro Lobato


Meus amigos,

Estou repassando, para que todos tomem conhecimento das discussões em torno do veto do Conselho Nacional de Educação ao livro AS CAÇADAS DE PEDRINHO, obra de Monteiro Lobato. Segue manifestação de consagrados autores brasileiros a respeito dessa tentativa de censura. O retrato de Lobato, óleo sobre cartão, foi pintado pelo Marchi para a revista do Círculo do Livro.

Um abraço,
Regina Sormani

LOBATO, LEITURA E CENSURA

Os abaixo-assinados, escritores brasileiros que, como Monteiro Lobato, têm suas obras destinadas às crianças brasileiras, vêm, através deste documento, apresentar seu desagrado e desacordo ao veto do Conselho Nacional de Educação ao livro As Caçadas de Pedrinho, do nosso grande autor. Suas criações têm formado, ao longo dos anos, gerações e gerações dos melhores escritores deste país que, a partir da leitura de suas obras, viram despertar sua vocação e sentiram-se destinados, cada um a seu modo, a repetir seu destino.

A maravilhosa obra de Monteiro Lobato faz parte do patrimônio cultural de todos nós – crianças, adultos, alunos, professores – brasileiros de todos os credos e raças. Nenhum de nós, nem os mais vividos, têm conhecimento de que os livros de Lobato nos tenham tornado pessoas desagregadas, intolerantes ou racistas. Pelo contrário: com ele aprendemos a amar imensamente esse país e a alimentar esperança em seu futuro. Ela inaugura, nos albores do século passado, nossa confiança nos destinos do Brasil e é um dos pilares das nossas melhores conquistas culturais e sociais.

Ana Maria Machado
Bartolomeu Campos de Queirós
Lygia Bojunga
Ruth Rocha
Pedro Bandeira
Ziraldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário