terça-feira, 1 de março de 2011

SP: Página do Ilustrador - Lucília Alencastro

A convidada desta edição é a ilustradora LUCÍLIA ALENCASTRO

"Criando 'In Verso'

Em geral recebemos uma "encomenda" do que deve ser ilustrado, com algumas recomendações sobre o tipo de público, e, às vezes, certas restrições de cores, técnica, prazos, preços, etc. Assim, partindo do texto para a ilustração, vamos dando nossa interpretação ao que foi lido, adequando a comunicação ao provável leitor e, ao mesmo tempo, à expectativa do escritor.
Aqui, preferi falar sobre o livro Caleidoscópio, minha primeira "investida" como "escritora", por ter acontecido o processo inverso, ou seja, a partir das imagens foi concebido o texto.
As imagens foram feitas para um trabalho acadêmico de Pós-graduação em Artes Visuais, onde, através de qualquer expressão visual, eu deveria interpretar a meu modo, alguns conceitos que já haviam sido "vivenciados" na análise de obras de arte importantes durante o curso.
Assim, os alunos deveriam representar "leveza", "fragmentação", "sinuosidade", "movimento", "profusão", "distorção", entre outros.
Produzi 12 imagens em tinta acrílica, utilizando sempre os mesmos personagens. A idéia inicial era somente fazer imagens, mas com o desenrolar do trabalho resolvi escrever um texto, bem livre, sem a preocupação de ser uma história. Dessa forma produzi um caleidoscópio de palavras que foram brotando na cabeça e aproveitei também para fazer a composição gráfica, de forma a reforçar as imagens.
Seguem algumas para vocês verem!
Distorção
Sinuosidade

Leveza

Fragmentação

Para contatos com a ilustradora Lucilia Alencastro:
www.lucilia.art.br
contato@lucilia.art.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário