Semana Literária nas unidades escolares do Colégio Objetivo
Há algum tempo frequento, como autor convidado, a Semana Literária das unidades escolares do Colégio Objetivo.
A rigor, nada de novo quando se trata de atividades escolares com leitores, escritores e mediadores de leitura (professores, coordenadores e bibliotecários). O novo está na insistência da continuidade do evento, na organização, na abrangência e na qualidade do trabalho feito nas escolas. E isso é muito bom e vem cheio de acertos.
A Semana Literária é realizada todo ano, no mês de maio, em todas as unidades escolares do Colégio Objetivo da Grande São Paulo. Simultaneamente diversas atividades são realizadas, desde a presença de escritores em entrevistas com os meninos e meninas leitores e leitoras até a exposição de seus trabalhos escolares, entre os quais alguns projetos interessantíssimos criados a partir da leitura dos livros. Registro, por exemplo, os trabalhos feitos a partir da leitura do meu livro Tantas Histórias Numa Caixa de Sapatos, que extrapolam o texto e navegam em águas gostosas da sensibilidade, da emoção, da construção de histórias de vidas, ainda que vidas de idades novas.
A organização é muito boa. Horários são respeitados, atividades são mantidas e levadas a termo dentro da programação pré-estabelecida. Nada mais saudável.
É visível, e merece registro, a constatação de que um ótimo trabalho de leitura foi feito com os alunos. As perguntas e o nível de participação dos leitores e das leitoras nas entrevistas são excelentes. Fica óbvio que a leitura foi feita, bem feita, rica, produtiva. E mais: não se restringe ao texto nem se esgota na breve passagem do autor pela escola.
O envolvimento dos educadores das unidades escolares é irrepreensível. Professores da sala, coordenadores e bibliotecária da unidade e geral estão sempre presentes, fazendo da presença do escritor na escola um evento de respeito. Todos gostamos dessa atenção recheada de carinho.
A Semana Literária não se esgota com a presença de escritores. Ilustradores e oficineiros também fazem parte do evento. Atividades de contação de histórias completam a programação.
Enfim, se a formação de leitores literários passa pelo trabalho nas escolas – e nós sabemos como a escola pode contribuir nessa questão – havemos que nos contentar com a qualidade do que é feito na Semana Literária das unidades escolares do Colégio Objetivo. Além do que, quem quiser tirar daí alguns ensinamentos para a sua prática, pegue uma caneta e anote as etapas de procedimento a seguir descritas: eleja uma coordenação, planeje as atividades, faça uma programação com as tarefas distribuídas, dê apoio e liberdade aos professores para realizarem o seu trabalho de leitura com os/as leitores/as, envolve toda a equipe escolar e a comunidade. Depois... é só correr para o abraço.
A Semana Literária do Colégio Objetivo é, sem dúvida, uma das atividades que contribuem para o nosso Pé de Meia Literário.
Sampa, julho de 2010
Edson Gabriel Garcia
Educador e Escritor
Nenhum comentário:
Postar um comentário