A Comissão Organizadora do Concurso Los Niños Del Mercosur concedeu Menção Honrosa a Ieda de Oliveira pelo conto El hacedor de sueños (O fazedor de sonhos) que será publicado,com os outros quatro premiados, em português e espanhol para todo o Mercosul. Segundo a comissão organizadora, só do Brasil foram 200 contos inscritos. A cerimônia de entrega do prêmio acontecerá durante a Feira do Livro de Córdoba.
Ieda conta ainda que foi convidada pela Fagga para ser curadora e mediadora da nova atividade da programação oficial da Bienal do Livro: o Fórum de Debates. Segundo a autora, este é um espaço permanente, um passo importante a favor da Literatura Infantil e Juvenil, que será tratada em pé de igualdade com a adulta. O Fórum de Debates será sempre voltado para a produção artística infantil e juvenil, em todos os níveis, e terá como público alvo os professores, os agentes de leitura e todos os interessados no assunto. O primeiro terá como tema a qualidade e acontecerá na Bienal do Paraná, nos dias 5 e 6 de outubro.
“Sempre desejei muito que isso acontecesse um dia. Que tivéssemos um espaço de discussão da produção artística para crianças e jovens legitimado como atividade oficial da Bienal do Livro. O Fórum acontecerá também na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro. O que me faz feliz é que há anos venho buscando conscientizar as pessoas para a importância e seriedade da produção literária infantil e juvenil de qualidade. Essa conquista, que começou a ganhar visibilidade com a tese de doutorado em que estudei o contrato de comunicação da literatura infantil e que resultou na coleção O que é qualidade em Literatura Infantil e Juvenil-com a palavra... passa a ter agora esse espaço da maior importância para todos nós” - disse Ieda.
Stella Maris Rezende foi a ganhadora da sexta edição do Prêmio Barco a Vapor, com a obra A menina guardiã dos segredos de família.
Promovido pela Fundação SM, o Prêmio Barco a Vapor de Literatura Infantil e Juvenil, o maior aqui no Brasil, destinado a originais de literatura infantil e juvenil, se propõe a estimular a produção literária e a promover a leitura entre crianças e jovens a partir de 6 anos.
Neste ano, o júri foi composto por Vilma Areas, Rodrigo Lacerda, Manuel da Costa Pinto, João Luis Ceccantini e Claudia Ribeiro Mesquita, que elegeu o trabalho de Stella dentre os 557 inscritos. Autora de outros livros já premiados, a escritora, cantora e atriz Stella Maris Rezende referiu-se à Fundação SM como “Fundação Sonho Meu” por ter sonhado em um dia vencer o Prêmio Barco a Vapor.
“Escrever é praticar a magia da linguagem. É atiçar o sonho no coração humano”, disse a escritora, na cerimônia da premiação.
O discurso de premiação de Stella Maris Rezende pode ser visto em:
Ieda de Oliveira e Stella Maris Rezende durante evento na Flipinha 2010.
Postado por AEILIJ - RIO DE JANEIRO às 11:23
Um comentário:
jonathan10 de novembro de 2010 08:20
esses livros são muito bons de se ler!!!!.
Nenhum comentário:
Postar um comentário