quinta-feira, 19 de agosto de 2010

SP: Mural - Agosto de 2010

 
NÚMERO 11 - AGOSTO DE 2010
O Mural é uma agenda cultural mensal,
editada conforme os eventos surgem.
Amigo associado de qualquer cidade do Estado de São Paulo, contribua...
aguardamos notícias dos eventos do interior.

ASSOCIADAS PREMIADAS

A Comissão Organizadora do Concurso Los Niños Del Mercosur concedeu Menção Honrosa a Ieda de Oliveira pelo conto El hacedor de sueños ( O fazedor de sonhos) que será publicado,com os outros quatro premiados, em português e espanhol para todo o Mercosul. Segundo a comissão organizadora, só do Brasil foram 200 contos inscritos. A cerimônia de entrega do prêmio acontecerá durante a Feira do Livro de Córdoba.
Ieda conta ainda que foi convidada pela Fagga para ser curadora e mediadora da nova atividade da programação oficial da Bienal do Livro: o Fórum de Debates. Segundo a autora, este é um espaço permanente, um passo importante a favor da Literatura Infantil e Juvenil, que será tratada em pé de igualdade com a adulta. O Fórum de Debates será sempre voltado para a produção artística infantil e juvenil, em todos os níveis, e terá como público alvo os professores, os agentes de leitura e todos os interessados no assunto. O primeiro terá como tema a qualidade e acontecerá na Bienal do Paraná, nos dias 5 e 6 de outubro.
“Sempre desejei muito que isso acontecesse um dia. Que tivéssemos um espaço de discussão da produção artística para crianças e jovens legitimado como atividade oficial da Bienal do Livro. O Fórum acontecerá também na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro. O que me faz feliz é que há anos venho buscando conscientizar as pessoas para a importância e seriedade da produção literária infantil e juvenil de qualidade. Essa conquista, que começou a ganhar visibilidade com a tese de doutorado em que estudei o contrato de comunicação da literatura infantil e que resultou na coleção O que é qualidade em Literatura Infantil e Juvenil-com a palavra... passa a ter agora esse espaço da maior importância para todos nós” - disse Ieda.

Stella Maris Rezende foi a ganhadora da sexta edição do Prêmio Barco a Vapor, com a obra A menina guardiã dos segredos de família.
Promovido pela Fundação SM, o Prêmio Barco a Vapor de Literatura Infantil e Juvenil, o maior aqui no Brasil, destinado a originais de literatura infantil e juvenil, se propõe a estimular a produção literária e a promover a leitura entre crianças e jovens a partir de 6 anos.
Neste ano, o júri foi composto por Vilma Areas, Rodrigo Lacerda, Manuel da Costa Pinto, João Luis Ceccantini e Claudia Ribeiro Mesquita, que elegeu o trabalho de Stella dentre os 557 inscritos. Autora de outros livros já premiados, a escritora, cantora e atriz Stella Maris Rezende referiu-se à Fundação SM como “Fundação Sonho Meu” por ter sonhado em um dia vencer o Prêmio Barco a Vapor.
“Escrever é praticar a magia da linguagem. É atiçar o sonho no coração humano”, disse a escritora, na cerimônia da premiação.






VII CORDEL NA CORTEZ

De 23 a 28 de Agosto.

Veja a programação completa, e inscrições para as oficinas no link abaixo:
http://www.livrariacortez.com.br/atividades_cordel.php

Haverá palestras, oficinas de xilogravura, cordel, teatro de sombras, exposição de xilogravuras, venda de cordéis e livros sobre o assunto.

A associada Nireuda Longobard fará exposições das matrizes originais das xilogravuras que ilustram o livro "Mitos e lendas do Brasil em cordel" além de ministrar oficina de teatro de sombras baseada no folclore brasileiro.


AEI-LIJ NA BIENAL, PARTICIPE... 

AINDA HÁ TEMPO DE VOCÊ RESERVAR SEU HORÁRIO

Envie e-mail para reservabienal@yahoo.com.br

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO ATÉ O MOMENTO:

http://aeilijpaulista.blogspot.com/2010/06/associado-reserve-seu-horario-no.html
ASSOCIADOS AEI-LIJ NO ESTANDE DA AVE MARIA/MUNDO MIRIM 


Encontro de Literatura Infanto- Juvenil

Acontece nos dias 27 e 28 de agosto, a segunda edição do Encontro de Literatura Infanto-Juvenil de Lençóis Paulista, a “Cidade do Livro”.
Com o sucesso da primeira edição em 2008, o evento chega ”recheado” com dois dias de atividades ao invés de um. Foram convidados a palestrar, os escritores Francisco Marins e Ignácio de Loyola Brandão e as ilustradoras Lucia Hiratsuka e Carolina Vigna Marú. O evento conta ainda com a participação da dramaturga Solange Rivas, das professoras Adriana Toniolo Jacon, mestre em literatura e Vanessa Cristina Girotto, mestre em educação.
Acompanhe abaixo a programação do evento:
Encontro de Literatura Infanto-Juvenil – 2010
ONDE: Casa da Cultura “Profª Maria Bove Coneglian”
PROGRAMAÇÃO:
Dia 27 de agosto
08H30 - Cadastramento / café;
09h - Abertura Oficial;
09h30 - Palestra – “De Menino a Escritor” , com o escritor Francisco Marins, mediação da dramaturga Solange Rivas;
10h30 - Palestra – “Orígenes Lessa e seu Conto”, com a Profª Mestre – Adriana Toniolo Jacon;
11h30 - Peça Teatral “A Árvore da Sabedoria” com a “Cia Teatral Atos & Cenas”;
12h15 - Intervalo para almoço;
13h45 - Palestra – “Inspiração, fato ou boato? Quem cria, como cria? Como um professor pode fazer um escritor? De onde vem os personagens, as situações , os nomes, os títulos dos romances, contos e crônicas? A cegonha que traz? Não escreve quem não quer.” com o escritor Ignácio de Loyola Brandão;
15h30 - café;
16h - Palestra – “Chão de Peixes – e a Busca de uma Identidade”, com a escritora e ilustradora Lucia Hiratsuka;
17h – Apresentação do “Revirando” – Conjunto Musical de Clarinetes, com músicas eruditas;
17h30 - Chá das Bruxas;
Dia 28 de agosto
08h30 - cadastramento / café;
09h - Workshop – “Ler por Querer” com a escritora e ilustradora Carolina Vigna Marú;
09h - palestra – “A Arte de ler em sala de aula: tertúlia literária dialógica” com a Profª Mestre em Educação Vanessa Cristina Girotto;
11h30 - Apresentação do “Revirando” – Conjunto Musical de Clarinetes, com músicas populares;
11h45 – Entrega de certificados e Encerramento.
O Encontro é gratuíto, mas as vagas são limitadas.


MARCIO VASSALO E OUTROS AMIGOS NA BIENAL DE SP


ESCOLA DO ESCRITOR NA BIENAL SP


REVISTA DA LIVRARIA CULTURA:
http://www.revistadacultura.com.br:8090/revista/rc37/index2.asp?page=capa


PROGRAMAÇÃO DAS BIBLIOTECAS - AGOSTO CAIPIRA
 
LIVROS DE PANO
Coordenação: Ludo–educadora Érika Lúcia

Oficina que resultará na confecção de um livro de pano. Essa construção se dará partindo do cotidiano de cada um dos participantes através de brincadeiras que utilizam imagens e palavras.
incrição no e-mail: epaulino@prefeitura.sp.gov.br

Público alvo: Educadores

15 vagas
Dia 12 de agosto às 19h - terças
Dia 14
de agosto às 14h - sábados


Jogos literários
Laboratório de criações literárias com Oiram Antonini

Formação de monitores em comunicação e expressão artística para desenvolver atividades culturais com grupos de crianças, jovens e adultos em bibliotecas, escolas, parques e ambientes afins.

Inscrições: oantonini@prefeitura.sp.gov.br
De 24 de agosto a 30 de novembro, 3ª feiras, das 14 ás 16h

Nenhum comentário:

Postar um comentário