segunda-feira, 17 de agosto de 2009

RS: Memória da Literatura Infantil e Juvenil


A arte, qualquer que seja, porque é arte, instiga a ver mais do que vêem os olhos, a ouvir mais do que podem os ouvidos, a gostar, cheirar, tatear de formas várias. Como ensina Manoel de Barros, em poesia que é voz de poeta, que é a voz de fazer nascimentos, o verbo tem que pegar delírio.

A literatura infantil e juvenil tem como essência, pelas palavras e pelas imagens, pôr em evidência as fantasias, indagações, mistérios que povoam e produzem infâncias e crianças, sonhos dormidos e acordados. Esse é seu delírio.

Assim como tudo, ela tem histórias. Tem sua história e as histórias daqueles que fizeram suas histórias de história. Um mundo de narrativas que se fazem e se contam e se recontam. 

Fosse o querer registrar a história da literatura infantil e juvenil desde sempre, seria impositivo voltar séculos atrás e indagar como, em cada época, os homens e mulheres perceberam a criança e a embalaram com suas vozes. Ou tomar como marco as primeiras histórias intencionalmente escritas para os pequenos, algo que, como apontam os especialistas, terá passado entre o final do século XVIII e início do século XIX. Limitando-nos ao Brasil, podia-se, reconhecendo em Lobato seu símbolo maior, buscar a história desde então. São opções que faz o historiador conforme a finalidade do que se quer iluminar. 

Então, reconhecendo um movimento original de recriação da arte literária para crianças e jovens iniciado no final dos anos sessenta e que, deste então, expandiu-se, cresceu, modificou-se, enraizou-se na história social e cultura brasileira, a opção foi buscar a história oral daqueles que vêm fazendo esse movimento. Escritores, ilustradores, livreiros, críticos, líderes. Mas não a “história oficial”, e sim a história feita da muitas histórias de vida dessa gente.

Assim há que reconhecer que sequer se trata de fazer aparecer a história da literatura infantil e juvenil deste período, curto e intenso. Seria mais preciso dizer que o que se põem em evidência neste espaço são umas muitas trajetórias de umas tantas pessoas que fizeram esta história e as histórias que a compõem. 

Visite. Saiba mais em http://www.museudapessoa.net/pt/home.
Postado por H 

Nenhum comentário:

Postar um comentário