FLIPORTO 2013
Por Nilza Azzi
O ano de 2013 foi o ano de consagração da FLIPORTO. Com o tema “A Literatura é um jogo”, a curadoria da IX Festa Literária Internacional de Pernambuco, na pessoa de Antonio Campos, apostou alto numa festa aberta a todos e promoveu um acontecimento de brilho ímpar. A FLIPORTO teve lugar na histórica Praça do Carmo, em Olinda, no período de 14 a 17 de novembro e homenageou José Lins do Rego.
O livro, a leitura e o encontro com os autores foram apenas alguns dos atrativos disponíveis para o público presente. Fizeram parte da programação: E-PORTO PARTY, CINEFLIPORTO, ECOFLIPORTO, CONGRESSO LITERÁRIO, FLIPORTO CORDEL, FLIPORTO GASTRONOMIA, FLIPORTO CRIANÇA E FLIPORTO NOVA GERAÇÃO.
Fizeram-se representar na FLIPORTO 2013: UBE, ACADEMIA PERNAMBUCANA DE LETRAS, REDELLLOLINDA, CAMINHÃO EDUCAÇÃO COM ENERGIA, OFICINA: E-BOOK – O LIVRO ALÉM DA MÍDIA, STAND SESI E LUBIENSKA.
Para nós, da AEILIJ, o foco principal esteve na FLIPORTO CRIANÇA e na FLIPORTO NOVA GERAÇÃO. E as crianças, acompanhadas de familiares e de monitores, prestigiaram escritores e ilustradores presentes, fizeram a beleza e a alegria da festa. Demonstravam visível interesse e envolvimento, expressavam entusiasmo. O cenário da FLIPORTO é bucólico, natural, e promove a calma, a fruição. Porém havia muita gente e, ainda assim, nada perturbou o brilho e o encanto da festa. Foi um enorme prazer conhecer pessoalmente Antonio Nunes e Cláudia cordeiro da FLIPORTO. Da mesma forma foi em relação à Celina Portocarrero, Stella Maris Rezende, Sandra Ronca, Severino Rodrigues, Fábio Calamy e membros de sua equipe. Meu encontro com Anna Cláudia Ramos foi mediadora no Papo com o Autor de Ana Maria Machado e com Alessandra Roscoe foi muito rápido e não tenho fotos. Nem por isso esqueci-me da simpatia que transmitem e conhecê-las foi gratificante.
Resultado do trabalho de quase um ano, com os últimos meses de atividade intensa, a Fliporto conta com uma equipe de profissionais contratados e trabalho de voluntários. Esse povo sabe fazer a FESTA! Parabéns a todos, especialmente àqueles que abrilhantaram a grande festa dos pequenos.
Durante a FLIPORTO, autores e ilustradores visitaram a CLILO, casa idealizada por Antonio Nunes, cujo projeto é incentivar a leitura. Minha estada foi mais longa, assim, fiz minha visita alguns dias depois. Foi uma experiência única, repleta de magia devida ao escopo do trabalho realizado (a equipe conta com uma bibliotecária especialista em literatura infanto-juvenil, uma educadora com formação em educação especial (Braille) e outra em Libras), ao encanto do ambiente, bem como à postura e acolhida das crianças e da equipe – Betania Duarte, Hellene Notare, Emília do Amaral e Ricardo Cícero. Na hora do lanche comunitário honraram-me ao solicitar que fizesse o agradecimento e me surpreenderam com uma tapioca (porque confessei que gosto demais)!
O link remete para a GALERIA da FLIPORTO onde há mais flashes da FLIPORTO CRIANÇA, cujo curador é Antonio Nunes (Tonton).
Fotos do evento
1) Cláudia Cordeiro, Celina Portocarrero e Stella Maris Rezende (três vezes Prêmio Jabuti)
2) Antonio Nunes com Maria Soares (contadora de histórias) e o livro dele, vencedor do Prêmio Elita Ferreira da APL.
3) Nilza Azzi no Papo com o Autor
4) Severino Rodrigues e mediadores na Fliporto Nova Geração
5) Simone Pedersen no Papo com o Autor
Nenhum comentário:
Postar um comentário