sábado, 28 de fevereiro de 2015

RJ: Indicação para o Prêmio Astrid Lindgren - ALMA


Em 16 de fevereiro, a AEILIJ recebeu o seguinte convite por e-mail:

Prezados,
Como membro do Centro de Pesquisa e Ensino em Literatura Infantil da Universidade de Cambridge e do comitê deste centro para a indicação de candidatos ao prêmio Astrid Lindgren Memorial Award, ALMA, gostaria de solicitar a contribuição da sua instituição com a indicação de um possível candidato brasileiro ao prêmio.

O ALMA é concedido anualmente e é o maior prêmio internacional em literatura infantil do mundo e segundo maior prêmio literário, ficando atrás apenas do Prêmio Nobel. 

Autores, ilustradores, contadores de história e indivíduos ou instituições de fomento à leitura para crianças e jovens podem ser indicados. Nosso centro é um dos muitos centros mundiais de nomeação do ALMA e estamos coletando indicações de diversos países.

Solicitamos à sua instituição que por favor envie até o dia 1º de março de 2015 o nome de uma personalidade ou instituição brasileira com grande destaque nessa área, assim como um parágrafo justificando sua possível candidatura. Se possível, adicione também informações complementares, como o contato do(a) indicado(a) e informações sobre seu trabalho (links para websites ou artigos de periódicos, por exemplo).

Recomendamos que antes da indicação sejam verificados mais detalhes sobre o prêmio disponíveis no site http://www.alma.se/.

Estou à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas.
Atenciosamente,
Aline Frederico

----------------------------------------------------------

De acordo com o site da Alma (http://www.alma.se/en/Nominations/Candidates/2015/), os brasileiros indicados até agora foram:

2003:
Não foram feitas indicações. Os laureados foram selecionados diretamente pelo júri.
2004:
Angela Lago
Ana Maria Machado
Lygia Bojunga (vencedora do ALMA)
2005:
Angela Lago
Ana Maria Machado
2006:
Ana Maria Machado
Mala de Leitura
2007:
Mala de Leitura
2008:
Mauricio Leite
Mala de Leitura
2009:
Bartolomeu Campos de Queiros
Rui de Oliveira
Indigenous Children Lit. Writers Meeting
Mauricio Leite
2010:
Bartholomeu Campos de Queiros
Mauricio Leite
Roger Mello
2011:
Mauricio Leite
2012:
Mauricio Leite
2013:
Mauricio Leite
2014:
Mauricio Leite
2015:
Roger Mello

Após deliberações da diretoria, que considerou nomes como Rui de Oliveira, Stella Maris Rezende, André Neves, Jô Oliveira, Ziraldo, Mariana Massarani, Cláudio Martins, Luiz Antonio Aguiar. FNLIJ e o Programa Literatura Viva do SESI-SP (um projeto que leva literatura à milhares de crianças em São Paulo), a AEILIJ resolveu indicar o nome do escritor Rogério Andrade Barbosa.
Rogério é fundador da Associação, nosso primeiro presidente, membro do conselho consultivo da FNLIJ, contador de histórias e um dos primeiros escritores a se dedicarem de forma sistemática e não pontual à literatura de matriz africana no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário