quinta-feira, 18 de agosto de 2016

RJ: Nova associada: Renata Goulart

RENATA GOULART


1) Fale um pouco sobre o começo do seu trabalho com LIJ.
Tive uma infância um tanto solitária, pois morava com a minha família numa chácara no estado do RJ. E minhas irmãs, por serem mais velhas, muitas vezes não tinham os mesmos interesses que eu. Então, os livros eram a minha melhor companhia. Monteiro Lobato e Vicente Guimarães, com a sua inesquecível Coleção Vovô Felício, preenchiam com muita alegria os momentos em que eu não estava na escola.

Segui gostando muito de ler e de escrever. E, em parte por esse motivo, escolhi ser advogada, profissão que amava exercer. 

Com a chegada dos filhos, resgatei meu encantamento pela literatura infantil, pois sempre tive o hábito de ler para eles desde que estavam na minha barriga.

Em 2010 morei em Portugal por alguns meses e, nessa época, minha filha mais velha, então com apenas 2 anos de idade, já amava livros. Dentre os nossos passeios preferidos, estavam idas a bibliotecas e livrarias. E foi a partir daí que surgiu a inspiração para o meu primeiro livro infantil.

2) Três livros seus para quem não te conhece.
Conte-me uma história antes que eu aprenda a ler (Chiado) – O livro conta em versos rimados o amor de Mariana por tudo que diz respeito aos livros, histórias e leitura. Através do livro, também busco chamar a atenção para a importância de se ler para os pequenos, de forma que se tornem adultos leitores. Daí o título.

Tenho outros dois livros escritos aguardando publicação. E um terceiro, em fase de pesquisas, tendo como pano de fundo a história do Brasil.

3) Quais os seus planos para os próximos cinco anos?
Continuar me inspirando para escrever novas histórias. E quando se tem crianças pequenas em casa, inspiração é o que não falta! Continuar estudando e aprimorando a escrita. E também, claro, publicar meus livros infantis. 

Também penso em desenvolver nos próximos anos um projeto de incentivo e conscientização para que os pais leiam mais para os seus filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário