sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

SC: Nova Associada: Neida Rocha

NEIDA ROCHA

1) Fale um pouco sobre o começo do seu trabalho com LIJ.
Minha carreira literária iniciou em 1981, quando, morando em Blumenau/SC, mandei para o Jornal Correio do Povo de Porto Alegre/RS, o poema “Páscoa” em homenagem ao meu irmão falecido, aos 20 anos na Páscoa de 1973. Aos 45, casada e com dois filhos, retornei aos estudos para fazer Letras, pois queria conhecer a parte teórica do que eu fazia (escrevia). Durante o estágio, percebi que os alunos levavam muito peso em suas mochilas escolares e foi quando surgiu a ideia do primeiro livro infantil “Danilo, sua Mochila e seus Amigos”. Concluí a Graduação de Letras Português/Inglês aos 50 anos e a Especialização com 53 anos. Sou uma escritora eclética, mas estou me aperfeiçoando na Literatura Infantil, pois temos que ter ações que incentivem a leitura de forma lúdica.


2) Três livros seus para quem não te conhece.
1) “DANILO, SUA MOCHILA E SEUS AMIGOS” narra a história de um menino de 11 anos que ao dirigir-se para a escola, cai e vive uma aventura com seu material escolar: Dr. Rabisco (lapiseira), Pintadinhos (lápis de cor), Borralheira (borracha) e outros.
Esse livro, além de tratar da questão do peso da mochila escolar, faz uma analogia com a nossa bagagem emocional e os sentimentos desnecessários que carregamos em nosso coração.
Também tem em e-book (Português/Espanhol, Português/Inglês e Português/Alemão).
Nas visitas que faço em escolas e grupos, levo o boneco Danilo (1,70cm) para alegrar as crianças e adultos.
2) “PLANTANDO COM AMOR” narra a história de uma planta que vive na janela de um apartamento. A família se muda, esquece o vaso para trás e a menina depois volta para buscá-la.
Esse livro trata de nossas dificuldades em aceitar as mudanças em nossas vidas e a resistência em sair de nossa zona de conforto, pois mesmo não gostando da situação, nos acostumamos com ela.
3) “SONHOS DE UM VAGA-LUME” narra a história de um vaga-lume que se apaixona por uma lâmpada pisca-pisca de Natal.
Esse livro apresenta uma analogia com nossa vida, quando colocamos o foco nas coisas que dão resultados diferentes do que imaginamos e nos esquecemos de apreciar as coisas boas que estão a nossa frente. Também tem a versão “SONHOS DE UM VAGA-LUME” para colorir.
  
3) Quais os seus planos para os próximos cinco anos?
Bem, estou com 65 anos e em cinco anos estarei com 70. Meu plano, em primeiro lugar, é continuar com saúde e com a mesma energia que tenho hoje.
Sou aquariana e movida a projetos. Criei com a amiga e escritora Andréa Gustmann, a Câmara Literária de Pomerode – CliP Mulher. Atualmente estamos trabalhando em quatro coletâneas em nível nacional e a Antologia “Fantasias”, de Literatura Infantil.
Faço contação de histórias e oficinas literárias.
Tenho muitos projetos de livros para publicar, entre eles, a saga do menino Danilo que se vê em outras situações, sendo cada aventura um livro. Estou na fase final de um romance que será publicado na forma de uma “dobradinha” com minha autobiografia: “Animus/Anima – a Dualidade do Ser”.

Mais informações em 
http://www.neidarocha.com.br/

Foto: Arquivo pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário