quarta-feira, 2 de junho de 2010

RS: Importante! - ABDR

Entre agosto de 2009 e abril de 2010, a Associação Brasileira de Direitos Reprográficos (ABDR), com apoio do Sindicato Nacional dos Editores de Livros, localizou 27.232 links que permitiam download completo de obras literárias de diversas editoras sem autorização dos autores. Por meio de notificações extrajudiciais, a ABDR conseguiu tirar da web 25.448 links (93,4%) que realizavam essa prática ilegal.

Março e abril deste ano representam o período de melhores resultados que o departamento obteve nos nove meses de trabalho. Em março, 3.748 dos 4.014 links encontrados foram retirados da web. Esse número foi superado no mês seguinte, já que 4.927 dos 5.302 links que reproduziam livros ilegalmente foram excluídos da rede mundial de computadores. 

O levantamento aponta que a Cia. das Letras foi a editora mais prejudicada nesse período, já que suas publicações estavam disponíveis integralmente em 2.835 links. Já outros 1.973 links disponibilizavam o conteúdo completo de obras da editora Saraiva para download. Record, LTC e GMT também aparecem na lista de instituições lesadas com essa atividade ilícita.

A criação de um departamento específico que fiscalize a reprodução ilegal de livros na internet representa mais uma forma de proteger os direitos autorais de autores e editoras. O site www.abdr.org.br possui um espaço destinado a denúncias. Vale lembrar que o denunciante não precisa se identificar. Basta que ele indique a pessoa ou empresa que realiza atividades irregulares e informe os detalhes da infração.


Postado por H 

Nenhum comentário:

Postar um comentário