domingo, 7 de setembro de 2008

RJ: 1° Salão do Livro para Crianças e Adolescentes



O SESC São Gonçalo e Livraria Nobel realizam o 1º Salão do Livro Para Crianças e Adolescentes.

O evento reúne mais de 75 atividades gratuitas distribuídas em seis ambientes.

O mundo imaginário dos livros é a inspiração para a série de espetáculos teatrais, instalações temáticas, canções e contação de histórias, no “1º Salão do Livro Para Crianças e Adolescentes de São Gonçalo”. O projeto tem o intuito de incentivar à leitura e impulsionar os índices de leitores no município, além de facilitar o acesso às principais obras destinadas ao público infanto-juvenil. O evento realizado pelo SESC São Gonçalo, em parceria com a Livraria Nobel, de 9 à 14 de setembro, das 9h às 20h, com entrada franca, também terá estandes para a venda de livros.

Para promover o contato entre os possíveis leitores e o mundo literário, o salão reúne contadores de estórias, espetáculos baseados em obras literárias, instalações interativas e a participação das principais editoras do país, com direito à sessão de autógrafos e bate-papo com os autores. Entre as atividades destacam-se as apresentações dos grupos Tapetes Contadores de Histórias, Lampião Teatro de Bonecos, Mosaicos, Teatro de Magéia, Cia. Fábulas Fabulosas e os espetáculos Canções e Poemas, A Língua do Hen Hen e Histórias da Mãe Terra. A idéia é que de forma lúdica e educativa, o Salão possa modificar os hábitos dos jovens e incentivar a leitura.

A interferência da música e das artes plásticas nas atividades chama atenção para outra questão. Os jovens e adolescentes estão adquirindo novos hábitos na hora da leitura. Enquanto os adultos com mais de 40 anos preferem locais silenciosos, muitos jovens dizem que gostam de ler com acompanhamento sonoro. Uma pesquisa feita pelo (IBOPE) Instituto Brasileiro de Pesquisa, divulgada no primeiro semestre de 2008, revela que entre as crianças, 14% com idade inferior a 10 anos curtem os livros, ao mesmo tempo em que assistem à tevê. Um dos desafios continua sendo promover o livro como ocupação durante o tempo livre.
A pesquisa aponta ainda, que no Brasil, 39% dos leitores têm entre 5 e 17 anos, 14% na faixa de 18 e 24 anos e que 47% dos leitores do país pertencem à classe C (renda familiar média de R$ 1.062). Mais informações sobre o 1º Salão do Livro Para Crianças e Adolescentes de São Gonçalo, pelo número (21) 2712-3282.

Espetáculos:

HISTÓRIAS DE RODA
9 e 10/9
Um oceano imaginário é o percurso de uma viagem infantil. O espetáculo propõe a interação das crianças com um brinquedo construído na praia. O mar de pano sugere diversas possibilidades de manuseio lúdico: produzir ondas, reproduzir o barulho do mar, imaginar o cheiro da maresia, nadar sob o mar suspenso, etc. 10h30 e 14h. Livre.

GRUPO LAMPIÃO TEATRO DE BONECOS
9 a 14/9
A contação de estória, "Papo Eca", traz em seu contexto a estória de Jeca. Menino de 10 anos que não conhece seus direitos, recebe o auxílio de Malu, uma menina que o ajuda a desvendar de forma lúdica e divertida as leis que regem o ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente. 10h30 e 14h. Livre.

TEATRO DE MAGÉIA
9/9
Acomodar um coelho numa cartola deve ser uma tarefa fácil para os artistas da Cia Títeres da Magéia. Em vez da vestimenta, o grupo usa uma mala de onde retira, não um animal, mas sim um repertório de estórias infantis, com direito a personagens e cenários. 10h30 e 14h. Livre.

CANÇÕES E POEMAS
9/9
O espetáculo empolga o público com um formato moderno de recital que agrada, principalmente, ao público adolescente. Na montagem, a poesia, a música e o teatro cumprem um só objetivo: transmitir uma mensagem de amor, paz, fé e esperança. Todas as poesias são lidas e interpretadas para aguçar a percepção do público. O espetáculo tenta de maneira sutil, incentivar a atividade poética, e a busca pela leitura. 19h. 14 anos.

JUJUBA E ANA - CIA FÁBULAS FABULOSAS
9 e 11/9
O musical infantil conta quatro estórias. A apresentação começa com o conto, "O macaco comia banana", destacado pela sonoridade e pela mensagem que aborda a importância da perseverança. Em seguida, com destaque para os elementos da arte cênica, a cia conta a fábula "O velho, o menino e o burro". As conseqüências da falta de humildade são o tema da estória "O Sapo e o boi" acompanhada por músicas folclóricas. Na última fábula, "A cigarra e a formiga", presta homenagem a Monteiro Lobato, através da música, interpretação e da poesia, para mostrar o valor de cada ser vivo. 15h30. Livre.

ESCUTA SÓ: CONTADORES DE HISTÓRIAS
11/9
Espetáculos que unem da literatura à música. A Cia Escuta Só conta com autores e compiladores da literatura brasileira e mundial. As estórias contadas têm grande riqueza sonora com composições originais e diversidade de instrumentos tais como: violão, kalimba, berimbau, xekerê, flauta transversa, ganzá, violino, bongô, pau-de-chuva, entre outros feitos de material reciclado. 19h. 14 anos.

TAPETES CONTADORES DE HISTÓRIAS
11 e 12/9
A Cia conta em duas sessões estórias dividas por temas: "Na fazenda da minha avó" traz tapetes artesanais que representam belos contos que traduzem de maneira singela o ambiente da fazenda. Já a sessão "Cabe na Mala?" conta com tapetes e livros de pano. O grupo narra histórias que retratam com humor a gula, os instintos, a barriga roncando, caça e caçador, cadeia alimentar, receitas, paladar e outros ingredientes. 10h30 e 14h. Livre.

O BAÚ QUE CANTA E CONTA - HISTÓRIAS DA MÃE TERRA
13 e 14/9
No espetáculo o grupo traz histórias que falam sobre o meio ambiente e seus integrantes. Entre os elementos personificados está a chuva presente no conto "A Nuvenzinha e o Deserto", no qual uma simples nuvem quer modificar todo o ecossistema. Na estória "A Corujinha", as diversas formas de vida são exaltadas da forma como elas são. O conto contraria a crença de que a coruja é um animal feio ou símbolo de maus acontecimentos. Por fim "História que Ficou na Memória", texto de Nelson Albissú, em que um menino constrói uma bola de meia e acaba por transformar o lixo num objeto de diversão, um exemplo próximo de reciclagem. 10h30 e 14h. Livre.

GRUPO MOSAICOS
11 e 12/9
Através de um trabalho de adaptação de textos clássicos, de domínio público. O grupo preparou uma apresentação interpretativa de histórias conhecidas em várias partes do mundo. O objetivo do espetáculo é divulgar a literatura e as histórias populares nas práticas culturais, escolares e comunitárias. A apresentação proporciona um encontro lúdico e artístico, de crianças e adolescentes, com histórias transmitidas pela tradição popular. 10h30 e 14h. Livre.

A LÍNGUA DO HEN HEN
12/9
O espetáculo conta sobre uma velhinha que andava aborrecida e que, cansada de resmungar sozinha, inventa a língua do Hen Hen! Mas a velhinha resolve ir além e começa a contar as suas histórias de um modo especial chamado poesia! Assim, através da poesia de Cecília Meireles, percorremos o universo do menino azul, da chácara do Chico Bolacha, das doces meninas, do memorável leilão de jardim, da pequena bailarina e de outras histórias. 15h30. Livre.

Local: SESC São Gonçalo - Avenida Presidente Kennedy 755 -Tel: 2712-3282
Data: 9 a 14 de setembro
Horário: 9h às 20h
Entrada Franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário