domingo, 1 de maio de 2011

SP: Pé de meia literário (18)

PROJETO LITERATURA VIVA (SESI)

Participei recentemente da última edição do Projeto Literatura Viva, do SESI, modalidade literatura infantil e juvenil. Como autor de livros de literatura infantil e juvenil e livros paradidáticos lidos por crianças e jovens das unidades escolares do SESI, lá fui eu ao encontro dos meus leitores presentes, passados e futuros, em quatro unidades diferentes, em quatro cidades. O que eu encontrei não foi surpresa nenhuma, pois conheço o trabalho do pessoal do SESI nas visitas que tenho feito respondendo a outros convites: trabalho bem feito, organizado, gostoso, de resultado positivo para todos os envolvidos. Primeiro, cabe o registro sobre a recepção ao convidado: na portaria já sabem que um convidado está sendo esperado. Do diretor geral do CAT (Centro de Atividades) ao estagiário, passando pelos professores, pela bibliotecária e pela administradora escolar, todos os envolvidos no encontro recebem o convidado, enquanto o cenário é organizado. Uma conversar preliminar onde se fala do trabalho de cada um. Numa das unidades, fui surpreendido pelo comentário da diretora geral do CAT que me disse ter lido alguns livros meus, pois ainda não conhecia o meu trabalho como autor. Em meio a tantas atividades e tarefas – que a direção de uma superestrutura como o CAT impõe - encontrou tempo e interesse para procurar informações sobre o convidado do projeto Literatura Viva. Me senti honrado com a deferência profissional. Todas as unidades escolares têm uma ampla e espaçosa sala onde se instala a biblioteca, com mesas, cadeiras, prateleiras e... livros.

Parece elementar, mas num país de muita conversa, muito discurso de político e pouca implementação prática da leitura, isso é muito. O encontro com o autor convidado se dá biblioteca – ou num espaço mais amplo, dependendo da atividade e do número de leitores presentes. No meu caso, dois foram em bibliotecas e outros dois em espaços maiores. Os alunos são acomodados, são feitas as apresentações de praxe, abre-se uma conversa inicial seguida pelas perguntas dos leitores. Também pode parecer elementar. Mas é mais do que isso: os leitores são atentos, respeitosos, participantes, interessados e...muito educados e carinhosos. Quem conhece o ambiente escolar, como eu, que transitei por três décadas nesse ambiente, sabe que isso só é possível com um bom trabalho. Fica muito evidente que houve um bom trabalho de leitura anterior aoencontro dos leitores com o escritor.

O projeto se propõe divulgar e difundir a leitura da literatura – em suas diversas manifestações – e não deixa a menor dúvida de que consegue o seu objetivo. E consegue seu objetivo a partir de premissas básicas e fundamentais: a) existência de espaço apropriado para a leitura (bibliotecas espaçosas, arejadas e mobiliadas; b) acervos variados e c) mediação feita por profissionais. Aí estão os três componentes do tripé que garante a qualidade da leitura e formação do leitor: espaço, acervo e mediação. Parece simples. E é. No SESI, o trabalhado pensado, desejado, organizado e executado faz com que coisas simples possam parecer e ser simples. Trabalhos como esse, coordenados pelo pessoal da Divisão de Desenvolvimento Sociocultural, do SESI, nos dão certeza de que o nosso pé de meia literário caminha, aos poucos, contabilizando bons lucros.

EDSON GABRIEL GARCIA
(Escritor e Educador)

SAMPA, maio de 2011


3 comentários:

Tonton1 de maio de 2011 13:22
Parabéns pra você, Edson, pelo gostoso relato - deu vontade de, um dia, também estar lá e participar de um momento tão agradável e de tanta satisfação para um escritor. E, da mesma forma, parabenizar o SESI por mostrar que tudo isso é possível, com determinação, boa vontade e, acima de tudo, compromisso com a formação das novas gerações. Abração, da tera do frevo e do maracatu, Tonton. (vistem: lij-pe.blogspot.com)

angela leite1 de maio de 2011 13:50
Edson, ler um depoimento como este seu renova em mim as esperanças de sermos, num futuro não tão distante quanto às vezes parece, um país leitor! Parabéns e continue a nos dar notícias boas como essa! abraço grande,
Angela

Thais Linhares2 de maio de 2011 13:12
Que beleza, Edson, parabéns pra ti e pro SESI também. Que ótima jornada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário