terça-feira, 8 de novembro de 2011

PR: FLIJO - Festival Literário de São José dos Pinhais e Região Metropolitana

(fonte: www.sjp.pr.gov.br/portal/)

A Praça 8 de Janeiro, no final do calçadão da rua XV de Novembro, em São José dos Pinhais, teve uma semana diferente. Os escritores Márcia Széliga, Cléo Busatto e Alexandre de Castro Gomes (AEILIJ-RJ) entretiveram, encantaram e divertiram crianças e adultos no primeiro dia do Festival Literário de São José dos Pinhais e Região Metropolitana (FlIJO), evento promovido pela Prefeitura Municipal.

A escritora e ilustradora Márcia Széliga (AEILIJ-PR), conversou com os estudantes sobre a arte da ilustração e fez uma demonstração de desenhos ao vivo.


A contação de histórias feita pela escritora paranaense Cléo Busatto (AEILIJ-PR), pela manhã e pela tarde encantou dezenas de crianças, que se emocionaram e aplaudiram entusiasmadas. Para Cléo, a leitura transforma as pessoas, e que é necessário tornar o Brasil um país mais leitor. É fundamental o contato do autor com o público leitor, por meio de feiras e festivais. “Esse é o instante em que o objeto livro se transforma em obra e ganha vida. Essa possibilidade de interação transforma a obra. Queremos que a pessoas venham ao festival, encontrem boas obras, que abram os livros e se deliciem, se identifiquem. Qualquer evento que aproxime o escritor do público é muito importante, pois interagindo, a obra fica viva e a imaginação não tem limites, sobretudo com crianças”. 
blog da autora: http://www.cleobusatto.blogspot.com

Sueli Brandão (organizadora), Christian Bundt (Secretário de Cultura de SJP), Alex Gomes (AEILIJ-RJ), e a escritora Cléo Busatto (AEILIJ-PR). 


O escritor e blogueiro Alexandre Castro Gomes, que entusiasmou dezenas de crianças, acredita que o contato direto com o público é o melhor retorno que um escritor pode ter. Para ele, o público infantil se sente muito confortável em participar, interagir, brincar e bolar novas histórias. O escritor lembra que não existe uma idade definida para formar novos leitores. “Até mesmo bebês se familiarizam com o livro brincando com publicações de panos e com desenhos. Só precisamos estar atentos em apresentar livros de acordo com a idade”. Alex Gomes observa que para crianças em início de alfabetização, as frases simples são ótimas, e é possível ver o prazer que eles têm em entender as palavras. “Na minha casa, nós sempre lemos para os nossos filhos. Sentados no chão, com as crianças ao redor, eles dentro da brincadeira e interagindo. Hoje, maiores, eles se tornaram grandes leitores, até me ajudam a escrever e escrevem as próprias histórias”.

Postado há 8th November 2011 por Marilza Conceição
Localização: São José dos Pinhais - PR, Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário