Brasil participará da Feira do Livro de Frankfurt com autores e editoras
O Brasil participará da Feira do Livro de Frankfurt, a maior vitrine do mundo no setor, com cerca de 70 escritores e 100 editoras, informou nesta terça-feira o presidente da Fundação da Biblioteca Nacional, Renato Lessa.
A participação do Brasil, país convidado da próxima edição da feira literária Buchmesse, que acontecerá de 9 a 13 de outubro, está orçada em cerca de US$9 milhões e seu objetivo principal é alçar sua literatura no contexto internacional, disse Lessa.
O presidente da fundação é o principal responsável pela organização do pavilhão brasileiro na Buchmesse, cuja criação estará a cargo da cineasta e cenógrafa Daniela Thomas.
O Brasil é considerado um dos mais importantes mercados de leitores em potencial do mundo, afirmou Lessa, que também destacou que o governo brasileiro destinou um fundo de vários milhões de dólares à tradução de 270 títulos nos próximos anos.
A principal tarefa do pavilhão será apresentar autores das grandes cidades, como Rio de Janeiro e São Paulo, mas também as novas vozes das zonas rurais e indígenas.
A literatura brasileira esteve presente na última edição da Feira do Livro de Leipzig (leste da Alemanha), considerada a "irmã caçula" da Buchmesse e orientada basicamente ao público leitor, sem tanto foco nos editores e profissionais do setor.
Algumas semanas antes de comparecer a Frankfurt, o Brasil será protagonista do Festival de Literatura de Berlim, que receberá boa parte dos autores brasileiros convidados da feira Buchmesse.
O objetivo das participações é oferecer um panorama da literatura brasileira em toda sua pluralidade e diversidade, de todas as regiões, com a presença expressiva de vozes femininas e também de escritores que emigraram ou de estrangeiros que adotaram o Brasil como seu país.
Postado por Regina Sormani às 05:18
Nenhum comentário:
Postar um comentário