terça-feira, 11 de junho de 2019

PR: Nova Associada: Ross Mary Capriotti Strano Vieira

ROSS MARY CAPRIOTTI STRANO VIEIRA

1) Fale um pouco sobre o começo do seu trabalho com LIJ.
A paixão pelos livros, pela leitura e pela escrita me acompanha desde a infância. Ainda na escola ganhei meu primeiro concurso escrevendo uma redação sobre Monteiro Lobato cujo prêmio foi um exemplar do livro Reinações de Narizinho. Que incentivo para continuar!
Mais tarde, quando ainda quase uma menina, fui trabalhar numa escola de educação infantil, essa relação amorosa se expandiu no contato com as crianças e as com as diversas formas que uma história pode assumir. Vivíamos diferentes personagens, criávamos mundos imaginários e assim nos nutríamos das palavras e dos símbolos da cultura.  Inventávamos histórias e poesias.
Novos caminhos se abriram e de professora passei a autora de material didático para crianças, o que estreitou ainda mais minha relação com a literatura infantil pois essa atividade demanda contato permanente com as produções literárias destinadas à essa faixa etária.
Foi somente em 2015, cursando a pós-graduação em Literatura infantil e contação de histórias na Fatum que resolvi publicar o primeiro livro. E não foi apenas um, já de estreia lançamos dois volumes de uma coleção destinada a crianças bem pequenas. Dessa experiência surgiu o convite para ministrar o módulo Leitura para bebês na pós-graduação. Assim, não por acaso, estou cada vez mais mergulhada nesse mundo maravilhoso da literatura infantil.

2) Três livros seus para quem não te conhece.
Abraço, editora InVerso, faz parte de uma coleção chamada Primeiro Olhar, escrita em coautoria com Eliziane Nicolao e ilustrado por Karen Basso. O livro conta a história do abraço que Leonardo ganhou de seu pediatra e que lhe ensinou um aspecto importante da vida. Qual é o alcance de um ato de amor?
Escola, editora InVerso, também faz parte da coleção Primeiro Olhar e fala da delicada e sensível experiência pela qual passam as crianças pequenas em seu primeiro dia na escola. Dona Filó, a ursa, prepara tudo com muito carinho para receber seus alunos. Será que os filhotes vão gostar?

O presente de Alice escrevi sozinha. As ilustrações são de Vanessa Martinelli e também saiu pela editora InVerso. O livro conta a história de Alice que ao fazer aniversário recebe muitos abraços e presentes, entre eles um especial. Com ele sua festa se transforma num alegre desfile de personagens queridos e conhecidos de muitas gerações. Essa é uma história que nunca acaba porque ao final do livro cada criança pode criar sua própria versão da festa, num jogo de letras e personagens que alimenta o protagonismo infantil e amplia a experiência literária.
  
3) Quais os seus planos para os próximos cinco anos?
A infância me encanta e desafia. Acredito na inteligência das crianças, na potência da infância e no poder das histórias, por isso quero continuar escrevendo para elas. Seja uma proposta de vivência a ser realizada na instituição de educação infantil, seja uma história que apresente à criança mundos possíveis e lhe permita descobrir quem é, quem quer ser e sobretudo quem ela pode ser, colaborando assim para o pleno exercício do direito que toda criança tem de ser um sujeito de linguagem. 

Ross Mary Capriotti Strano Vieira é autora e editora de materiais didáticos e professora do módulo Leitura para bebês na pós-graduação. Licenciada em Letras Inglês pela UFPR e Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano, Pós-graduada em Informática na educação, pelo IBPEX, Educação Infantil e alfabetização, pela UTPR e Literatura Infantil e contação de história, pela Fatum.

Mais informações em 
https://www.facebook.com/rossmary.vieira

Foto: Arquivo pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário