segunda-feira, 10 de novembro de 2008

RJ: Operação Buraco de Minhoca - Laura Bergallo



O livro "Operação Buraco de Minhoca" da Laura Bergallo foi selecionado para compra de dois mil e quinhentos exemplares (tiragem máxima prevista em edital) pelo Projeto da Biblioteca Nacional!

Atenção para uma curiosidade interessante: apesar de ser um livro de literatura infantil e juvenil (sem nenhuma pretensão didática, totalmente ficcional, segundo a própria Laura Bergallo) foi selecionado na categoria Ciências exatas / Física!


EDITORES, DISTRIBUIDORES, LIVREIROS

A Comissão Especial de Normatização (CEN), instituída no âmbito da Fundação Biblioteca Nacional por Decisão Executiva nº 27, datada de 25/08/2008, para selecionar livros que irão compor acervos bibliográficos para o Programa MAIS CULTURA do Ministério da Cultura, dentro das ações Modernização de Bibliotecas (1.000 títulos) para 410 bibliotecas e Instalação de Bibliotecas Itinerantes (650 títulos) para 600 Pontos de Leitura, já deu por encerrada sua missão.
Os títulos foram classificados em sete (7) macro-áreas de conhecimento: artes e multimídia, referência, ciências humanas, ciências biológicas, ciências exatas, literatura e literatura infantil e juvenil. Os especialistas, partindo da ampla seleção já realizada em 2007, optaram por incluir entre 30% e 60% de novos títulos, distribuídos conforme informado abaixo:

Áreas - Porcentagem e número de títulos indicados para compra

1. Ciências exatas, da terra e tecnologias - 11% (110 livros)

2. Ciências biológicas, da saúde e meio ambiente - 11% (110 livros)

3. Filosofia e ciências humanas - 11% (110 livros)

4. Artes e multimídia - 11% (110 livros)

5. Obras de Referência - 12% (120 livros

6. Literatura - 18% (180 livros)

7. Literatura infantil e juvenil - 26% (260 livros)

Total - 100% (1000 livros)

A maioria das áreas apresentou número excedente de títulos, para facilitar a aquisição, caso existissem obras fora do mercado ou em número insuficiente. Portanto, os títulos estão numerados por ordem de aquisição, não significando que, durante o processo licitatório, todos os títulos serão comprados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário