terça-feira, 4 de novembro de 2008

RS: Abertura oficial conta com criticas à falta de apoio



Ocorreu na noite desta sexta-feira, no Teatro Sancho Pança, no Cais do Porto, a abertura oficial da 54ª Edição da Feira do Livro. A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades e personalidades do mundo dos livros. “Tenho muita alegria em abrir esta edição da Feira, que acontece graças aos apoiadores e a todos que ajudam a carregar o piano”, declarou o presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, João Carneiro. Ele lembrou do desafio em colocar em prática a Feira, apesar da escassez de recursos para o apoio. Carneiro citou também Pernambuco, o Estado homenageado, que contou com a presença do escritor e secretário estadual da Cultura, Ariano Suassuna, e Colômbia, o País destaque. O patrono da 53ª edição da Feira, Antônio Hohlfeldt, se disse honrado em transmitir o título ao escritor Charles Kiefer. “Fui um dos primeiros críticos de Kiefer, e muito me honra transmitir (o cargo de patrono) a ele, que se tornou um grande escritor”. 

Hohlfeldt fez duras críticas ao governo do Estado e à Prefeitura pela falta de recursos para o evento, deixando claro que a Feira “não precisa de esmolas”. “Proponho que a Feira do Livro, que tem mais idade do que qualquer membro de qualquer conselho, seja incluída em definitivo no calendário do Estado e da Prefeitura”, protestou. Kiefer lembrou de sua primeira experiência em uma feira de livro, há quase meio século, no qual recebeu de presente dinheiro para comprar três obras, e, desde então, se apaixonou pelo universo da literatura. “Sou exacerbado por este mundo de escritores e poetas, e sonhei com um mundo pessoas que amam os livros e as ruas cheias de livrarias”, afirmou.

O secretário de Estado Cultura de Pernambuco, Ariano Suassuna, em seu discurso, insistiu para que o Rio Grande do Sul seja o Estado homenageado na Bienal do Livro no Estado nordestino, em 2009. A governadora e o presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro receberam das mãos de um dos organizadores da Bienal, Rogério Robalinho, o convite oficial para a participação gaúcha. Yeda confirmou: "Levaremos uma caravana para o Recife".

Assessoria de Imprensa da Feira do Livro
KCS Projetos em Comunicação

Postado por H 

Nenhum comentário:

Postar um comentário