sexta-feira, 15 de outubro de 2010

SP: Quintas (30)

Talvez esteja o cinema desempenhando uma educação mais arejada. Basta ver o sucesso de alguns filmes. As longas filas repletas de juventude, como acontece com Tropa de Elite-2.

Quisera a escola tivesse a força do cinema. Mas são coisas diferentes! - dirão os que sempre têm palavras parceiras.

Claro que são. Mas a escola deveria ser diferente da escola, ou seja, deveria acompanhar o tempo. Participar desse processo de educação que envolve o cinema no aconchego dos braços adolescentes.

Hoje, dia 15, dia do Professor. Dia de professar. Pois bem: queria falar um pouco de um dos parceiros da educação. O cinema.

O cinema nacional? Sim, pode ser. Tem realmente nos últimos tempos levado à tela da magia alguns filmes que nem deveriam ter entrado em cartaz, mas tem também apresentado coisas boas, de nível excelente, com técnica pronta para competir em mercados internacionais, só para um trânsito rápido em outra esfera. Que música gloriosa é o cinema! Muito bem.

Se o Brasil tem mesmo que apresentar algum filme para concorrer ao Oscar, quem teve a ideia ridícula de indicar o tal filme sobre o Lula? Mas isso é outro assunto.

O importante aqui é falar um pouco sobre a tal parceria na Educação. O cinema é grandioso, lembro-me de ter lido diversos textos quando surgiu o VHS, e mesmo depois, com o aparecimento do DVD, textos que previram que o cinema morreria. Aposta errada. O cinema não morre. Não morre por causa de sua alma. Um segredo: É a mesma alma do livro. Mas não sabem.

Dá gosto ver a meninada no cinema para assistir ao Tropa de Elite-2? Dá. Favorece o favo do olhar. Faz bem. Ponho-me a pensar nas cópias nos cadernos. Aqui um toque: a juventude é uma flor, uma delicadeza só. É uma explosão calada, torcida, sufocada. Uma explosão de fazeres, de sonhares, de poesia, de mundos. "Aborrecente" é o conformismo, a acomodação, a falta de movimentos, de quereres.

Mundos em colisão, mundos que voam. Viva o cinema! Sim, viva, Tornatore! Viva o cinema nacional? Sim, viva!

Com licença, ó "menino da  porteira", deixe o cinema passar.

MARCIANO VASQUES


Um comentário:

Lidi Dias18 de outubro de 2010 14:27
As histórias vem dos livros, da imaginação escrita no papel...Depois passada em imagens que são bem fáceis e visível para quem tem meio preguiça de ler um livro de 600 páginas!
Mas nada indica que um separa o outro...
São uma só história, demonstradas em telas diferentes!
Cinema, livro, Música?!
Tem coisa melhor no mundo?!!
Acho que não! rsrs
Ahh Viva os Professores, quem seria nós sem saber o que sabemos?!
Bela postagem !!
Beijos na alma

Nenhum comentário:

Postar um comentário