Para muitas pessoas, esta é a forma de ver: "com os olhos da mente". A frase dita por um aluno cego, marcou a tarde no auditório Paul Garfunkel, da Biblioteca Pública do Paraná. Momentos de aprendizado e emoção, na palestra da professora de Artes Visuais da UDESC, Maria Lúcia Betezat Duarte, que relatou sobre a necessidade do ensino de desenho às crianças invisuais - termo novo, usado no lugar de cegas. O ensino de "esquemas gráficos tátil-visuais", demonstra que este intento é possível. A função do desenho na infância, é tema da pesquisa e do longo acompanhamento - 2002 a 2009 - no ensino de desenho à Manuela, cega desde o nascimento. Diante da impossibilidade visual, a professora reconheceu a necessidade de transformar em texto verbal as informações visuais. O resultado desta experiência é o livro: Desenho Infantil e seu ensino a crianças cegas - Razões e Método, que pode ser adquirido pelo site: www.editorainsight.com.br
Glória Kirinus, Marilza Conceição, Cláudia Gutierrez Santana, do CMAI Cajuru, Marcia Engel da ONG +EFICIENTE e Regina Casilo do Solar do Rosário, na palestra de Maria Lúcia Betezat Duarte
Marilza Conceição, Glória Kirinus, Cláudia Gutierrez Santana do CMAI Cajuru, Maria Inês Piekas, a autora Maria Lúcia Betezat Duarte e a menina Manuela
Postado há 12th August 2011 por Marilza Conceição
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