quinta-feira, 27 de outubro de 2016

RS: LeituraMAIS na Feira de Porto Alegre


A AEILIJ convida todos para assistirem a mesa "Leitura e formação de leitores: Vamos encarar o desafio?" que acontecerá no dia 08/11, durante a 62ª Feira do Livro de Porto Alegre. O terceiro evento com o selo LeituraMAIS (os dois primeiros foram realizados em São Paulo em parceria com o SESI-SP) vai debater o papel do autor, do contador de histórias, do oficineiro e dos demais mediadores na formação de leitores. O que devemos fazer para ampliar o público leitor? Como isso é feito fora do dos centros mais populosos do país? Qual a importância da linguagem utilizada?

Os convidados da mesa são:

Helô Bacichette nasceu e reside em Caxias do Sul/RS. Professora, com formação em Letras e Especialização em Educação do Movimento pela UCS. Escreve, conta histórias, coordena cursos e realiza oficinas para professores e adolescentes. Integrou a equipe de coordenação da Feira do Livro, PPEL- Programa Permanente de Estímulo à Leitura e Proler Caxias, de 2001 a 2008. Integra a equipe do Departamento do Livro e da Leitura de Caxias do Sul.

Rogerio Andrade Barbosa é professor, escritor, contador de histórias e ex-voluntário das Nações Unidas na Guiné-Bissau, África. Graduou-se em Letras pela Universidade Federal Fluminense e fez Pós-Graduação em Literatura Infantil na UFRJ. Trabalha com histórias do folclore brasileiro, na área de Literatura Afro-Brasileira e Africana e em programas de incentivo à leitura proferindo palestras e dinamizando oficinas.

Penélope Martins, inicialmente atuante na advocacia, com especialização em direitos humanos, dedicou-se ao trabalho de narradora de histórias a partir de 2005. Posteriormente, abarcou projetos maiores de narração criando diálogos entre Brasil e Portugal: seu Projeto Mar de Palavras traz um olhar para a contemporânea literatura para infância em Língua Portuguesa. Desde 2011 também se dedica à escrita de literatura para infância, com títulos que englobam prosa e poesia.

Celso Sisto é escritor, ilustrador, contador de histórias, ator, arte-educador, crítico de literatura infantil e juvenil, especialista em literatura infantil e juvenil, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Doutor em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e responsável pela formação de inúmeros grupos de contadores de histórias espalhados pelo país.

Marilia Pirillo é gaúcha de Porto Alegre. Formada em Publicidade e Propaganda, começou a carreira trabalhando com projeto gráfico, editoração e ilustração publicitária e editorial. Seus primeiros trabalhos de ilustração foram para revistas de atividades para crianças. Em 2004, mudou-se para o Rio de Janeiro e passou a se dedicar exclusivamente à criação de textos e imagens para livros voltados às crianças e aos jovens leitores.

Imperdível, não é? Só tem fera! E quer saber o melhor? O evento é gratuito. Aparece lá! Eu estarei na plateia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário