segunda-feira, 18 de julho de 2011

SP: Mural - Julho de 2011


NÚMERO 21 - JULHO DE 2011


O Mural é uma agenda cultural postada todo início de mês,porém, editada ao longo do mês conforme os eventos surgem.A agenda das bibliotecas é renovada semanalmente.
Amigo associado de qualquer cidade do Estado de São Paulo,
contribua...
aguardamos notícias dos eventos do interior.

_____________________________________________________







_____________________________________________________

PRIMEIRA FEIRA LITERÁRIA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO
Amigos escritores e ilustradores,

Informamos que a Aeilij foi convidada pela FNLIJ a participar da 1ª Feira Literária de S. Bernardo do Campo, promovida por eles, com um estande institucional que nos foi cedido gratuitamente.

A FELIT acontecerá entre 01 e 14 de agosto, e deve receber muitos editores, livreiros e autores.
Nosso estande será sempre um ponto de encontro para todos os amigos; e nosso presidente, Hermes Bernardi Jr., virá do RG do Sul para a abertura do evento!

Se você está agendado para autógrafos ou lançamentos na Feira, contate-nos para que possamos divulgar seu evento. Se vai apenas visitar a Feira, avise-nos para que o (a) esperemos, e não deixe de ir ao nosso estande para assinar o livro de visitas!

Aproveitamos para relembrar que o novo grupo de discussões da Aeilij Regional São Paulo está funcionando, e que é importante sua adesão a ele para poder receber os avisos de eventos e reuniões, incluindo-se as atividades da FELIT. Entre em contato conosco para ser adicionado (a) ao grupo!
_____________________________________________________


LITERATURA POPULAR DE CORDEL

Manifestação cultural que geralmente é impressa e divulgada em forma de folhetos ilustrados com xilogravura.
De linguagem bem humorada e simples, o cordel ganhou este nome, pois, em Portugal – lugar de onde se originou - as poesias eram expostas para o povo em cordões; de cordões, veio o nome cordel.
Os cordéis normalmente falam de fatos cotidianos e fazem muito sucesso em estados do nordeste como Pernambuco, Ceará, Alagoas, Paraíba e Bahia.




Oficina de xilogravura no SESC Bauru - SP

Nos dias 12 à 17 de julho, Nireuda Longobardi estará na cidade de Bauru, ministrando uma oficina de xilogravura no SESC Bauru

Muito comum nas capas de cordéis, a xilogravura é uma expressão plástica cuja origem remete aos selos cortados em madeira para estampar tecidos, no século V d.C., no Oriente Médio. A oficina aborda a origem desse tipo de gravura e sua relação com a literatura de cordel. Com a artista plástica e xilógrafa Nireuda Longobardi



Oficina de Xilogravura - Acima de 14 anos
Dias: 12 a 16/07, terça a sexta, 18h30 às 21h30, e sábado, 14h às 18h
Vagas: 20

Oficina de Xilogravura para Terceira Idade
Dias: 12 a 15/07
Horário: 13h30 às 15h30
Local: Sala de Uso Múltiplo 3
Vagas: 25

Oficina de gravura para crianças - 7 a 12 anos
Dias: 12 a 15/07
Horário: 15h30 às 17h30

Inscrições antecipadas na Central de Atendimento

Avenida Aureliano Cardia, 6-71
Vila Cardia
Bauru - SP
CEP 17013-411

Horário de funcionamento:
Terça a sexta, das 13h às 21h30
Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 18h
Telefone: (14) 3235-1750

__________________________________________________

CICLO JUNINO DA BIBLIOTECA BELMONTE
V Arraial Literário da Belmonte
Com Escurinho do Acordeon, Aderaldo Luciano, Moreira de Acopiara e Caravana do Cordel
Para encerrar o Ciclo Junino de 2011, a Biblioteca Belmonte organizará o V Arraial Literário: uma festa junina que aborda a literatura oral e a leitura informativa. O público terá acesso às origens da festa, sua diversidade, o papel dos santos nos festejos, músicas e receitas de quitutes típicos. O destaque para esta edição é que toda programação, ambientação e degustação serão inspiradas nas manifestações juninas de todas as regiões do Brasil.
Dia 2 de julho das 10h às 16h

LITERATURA
Programa Leitura nas Férias
Durante todo o mês de julho, período de férias escolares, crianças e jovens podem ler livros com elaboração de resumos críticos. Outra opção no período é a Clínica de Leitura, para crianças de até 10 anos, com leitura de materiais na própria Sala de Literatura Infantil. Os participantes receberão certificado e livros em doação, durante uma cerimônia especial para seus familiares, professores e coordenadores pedagógicos, no início do 2º semestre letivo.
De 1 a 30 de julho das 9h às 16h


TEATRO E OFICINA 
O Lixão
Grupo Pasárgada
Uma montanha de lixo surge em um terreno baldio, localizado entre dois prédios e provocado pelo desleixo dos moradores. A convivência com o lixão altera as relações pessoais: ninguém assume a responsabilidade pelo seu aparecimento e todos reclamam do incômodo vizinho. Até que resolvem uma coisa... Livre
Logo após a apresentação teatral haverá oficina:
Bonecos Bolachas em Papel Machê
Coordenação: Valnice Vieira Bolla
A oficina tem o objetivo de estabelecer um espaço para a criança exercitar a criatividade e a imaginação através da confecção de bonecos em papel machê e do teatro de fantoches em suas diferentes manifestações.
Dia 23 de julho às 11h


V ARRAIAL LITERÁRIO DA BELMONTE
Brasil das sabenças e conhecenças
Com Escurinho do Acordeon, Trio Arcoverde, Adão Fernandes, João Dotô, Aderaldo Luciano, Moreira de Acopiara, Cia Chaveiroleiro, Paula Dundee e Caravana do Cordel
Para encerrar o Ciclo Junino de 2011, a Biblioteca Belmonte realiza a tradicional festa junina que aborda a literatura oral e a leitura informativa, com participação dos alunos do Vocacional de Teatro e Música e da equipe da Biblioteca Hans Christian Andersen. O público terá acesso às origens da festa, sua diversidade, o papel dos santos nos festejos, músicas e receitas de quitutes típicos. O destaque para esta edição é que toda programação, ambientação e degustação serão inspiradas nas manifestações juninas de todas as regiões do Brasil.
Dia 2 de julho das 10h às 16h


CONTAÇÃO DE HISTÓRIA
Álbum de família
Com Andréa de Sousa
Evento que reúne a família em torno da mediação de leitura, narração de contos divertidos, brincadeiras, cantigas tradicionais e contos de “me disse”. A família é incentivada a registrar o evento para a confecção de um painel fotográfico que será exposto na Sala Infantil.
Dia 23 de julho das 11h30 às 13h
No colo do livro, com livros ao colo
Com Andréa de Sousa
Pais e responsáveis por crianças na primeira infância participam da contação na Sala de Contos, especialmente ambientada para a mediação de leitura: com as crianças no colo apresentam e manuseiam os livros de dobraduras, tecidos e plásticos. Esta ação prospecta futuros leitores.
De 1 a 4 anos
Dia 26 de julho às 14h


SARAU
Sarau Sertanejo
Todo último sábado do mês, o público canta, faz poesia matuta, propõe músicas e interage com o organizador Alcione Kosmos e com os grupos de viola caipira e cantoria. Apresentação de Guarani e participação especial de Paula Dundee.
Livre.
Dia 30 de julho às 15h


CURSO

Culturas populares no Brasil: uma introdução
Coordenação: Prof. Alberto T. Ikeda
O curso objetiva que os alunos conheçam os conceitos fundamentais do enfoque antropológico sobre as culturas e as principais expressões populares no Brasil. Os alunos terão a oportunidade de vivenciar danças e brincadeiras que possibilitam compreender essas expressões no cenário geral da cultura.
Carga horária de 50 horas, sendo 30 presenciais e 20 para pesquisa e preparação do trabalho de avaliação. 30 vagas.
Veja aqui a lista das inscrições aprovadas paras o curso
A partir de 30 de abril, sábados, das 10h às 13h
HISTÓRIAS EM QUADRINHO – FANZINES NAS ZONAS DE SAMPA

O projeto está no sexto ano de existência e busca levar ao público uma linguagem que desenvolva e estimule a criatividade para o desenho, para a escrita e para a leitura (personagem, história e roteiro). As aulas acontecem em 20 unidades do Sistema Municipal de Bibliotecas e tem diferenciação entre iniciantes e avançados (para quem já tem experiência com a linguagem dos quadrinhos). Blog com produções dos alunos: Além das Bibliotecas, o projeto FanZines também acontecem no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso.
Carga horária: 16 aulas
Inscrições de 1 a 20 de abril nas bibliotecas
Aulas para Alunos Iniciantes
Com Antonio Ezequiel
Para iniciantes, basta se inscrever na biblioteca
A partir de 7 anos
A partir de 30 de abril, sábados, das 9h30 às 12h
PROGRAMA VOCACIONAL

Música Vocacional
Com Fábio Sardo
Orientação diferenciada pela abertura a todas as linguagens musicais. Procura orientar os grupos, bandas formadas ou em formação e artistas solo interessados na prática musical.
A partir de 14 anos.
2ª e 4ª feiras das 13h30 às 16h30 

Teatro Vocacional
Grupos de Estudos de Dramaturgia
6ª feiras das 13h30 às 16h30 

Turma de Teatro
Com Marina Corazza
A partir de 14 anos.
Sábados das 12h45 às 15h45
OFICINA

Oficina de Quadrinhos em Xilogravura
Com o artista Ezequiel
Esta oficina leva ao público uma linguagem que desenvolve e estimula a criatividade para o desenho, escrita e leitura.
A partir de 7 anos
Sábados das 9h30 às 12h30
EXPOSIÇÕES

O circo é um show – 34 anos da Abracirco
A história do circo no Brasil é apresentada por meio de telas, pôsteres, figurinos, adereços e livros. A mostra será aberta com uma aula-show em que curiosidades, reflexões e manifestações da arte circense são apresentadas por Camilo Torres, o palhaço Pirulitus, presidente da Abracirco.
De 16 julho a 22 de julho 
2ª a 6ª feira das 8h às 17h e sábados das 9h às 16h
Sábado, 16 de julho às 10h – Abertura da exposição e aula-show
Visagens Visões Comuns, Visões Sublimes
Exposição é composta por xilogravuras feitas por Ernesto Bonato a partir de retratos também realizados pelo artista, de pessoas que circulam, trabalham ou moram no entorno da biblioteca. A exposição homenageia a arte popular na figura de homens e mulheres comuns, depositários e vivificadores da cultura brasileira. Exposição permanente no saguão da Biblioteca.
De 2ª. a 6ª. feira das 8 às 17h e sábados das 9 às 16h.
Links relacionados ao artista: Site pessoal de Ernesto Bonato CurrículoAtelier Piratininga Projeto Lambe-lambe Portfólio
DIÁLOGOS ENTRE TÉCNICAS E GERAÇÕES - EXPOSIÇÃO DA PRODUÇÃO DE XILOGRAVURA DOS ALUNOS DA BELMONTE
Exposição dos trabalhos dos alunos dos cursos de xilogravura em várias técnicas, realizado de fevereiro a dezembro de 2009, coordenado pelos professores artista Eduardo Ver e Ezequiel. Na Sala de Oficinas

PROGRAMAÇÃO REGULAR
Espaço de Teatro na Sala de Pesquisa
Espaço lúdico criado para abrigar o acervo de teatro da biblioteca para consulta e empréstimo, na sala de pesquisa.
De 2ª a 6ª das 8h às 17h e sábados das 9h às 16h
VISITAS MONITORADASA biblioteca recebe grupos previamente agendados para conhecer o acervo e a Sala de Cultura Popular.
Agendamento pelo telefone 5687-0408
O Escritor na Biblioteca
Programação de junho de 2011
____________________________________________

O ESCRITOR NA BIBLIOTECA

O Projeto foi criado com o intuito de aproximar os autores de seus leitores através de bate-papo informal, em que os escritores falam de sua vida e obra e respondem os questionamentos do público. O projeto já recebeu grandes nomes da literatura nacional, como Ferreira Gullar, Lya Luft e Pedro Bandeira, além de nomes internacionais como o moçambicano Ungulani Ba Ka Khosa.


Laudo Ferreira Júnior
O escritor, desenhista e roteirista já ganhou, ao longo de sua carreira, prêmios na área de histórias em quadrinhos, como “Prêmio HQ Mix” de melhor Graphic Novel e o “Prêmio de Melhor HQ” da Sociedade Brasileira de Artes Fantásticas. Entre suas obras estão a trilogia “Yeshuah”, “A voz do louco”, “Subversivos: Companheiro Germano” e “Histórias do Clube da esquina”.


Mario Dimov Mastrotti

É caricaturista, cartunista, quadrinista, professor e editorialista. Tem suas tiras publicadas em jornais desde 1975 e organizou livros como “Humor Brasil 500 Anos”, “2001 - Uma Odisséia no Humor” e “Humor pela Paz e a Falta que ela faz”. Desde 2005, Mastrotti é presidente do Salão de Humor Internacional de Paraguaçu Paulista. Atualmente publica no Jornal Paulistano, Revistas Casual e Nosso Papel.

Biblioteca Amadeu Amaral
Dia 7 às 14h

Biblioteca Padre José de Anchieta
Dia 15 às 14h


Alessandro Buzo
Escritor, apresentador do quadro "Buzão – Circular Periferia" no Programa Manos e Minas da TV Cultura e diretor do filme “Profissão MC”, Buzo lançou seis livros, sendo o último "Hip Hop – De dentro do movimento". Além disso, é proprietário da Livraria Suburbano Convicto e organizador da Coletânea “Pelas Periferias do Brasil”.
Márcia Tiburi
É graduada em Filosofia e Artes e mestre e doutora em Filosofia. É também professora do programa de pós-graduação em Arte, Educação e História da Cultura da Universidade Mackenzie e colunista da Revista Cult. Entre seus ensaios encontram-se “As Mulheres e a Filosofia”, “Filosofia Cinza”, “Filosofia em Comum”, “Filosofia Brincante” e “Diálogo/Desenho”. Escreveu os romances “Magnólia”, “A Mulher de Costas” e “O Manto” que compõem a Trilogia Íntima. Em maio lançou seu ensaio “Olho de Vidro – A televisão e o estado de exceção da imagem”, um trabalho relacionado à pesquisa que fez enquanto trabalhou na televisão.

Biblioteca Helena Silveira
Dia 18 às 10h

Nenhum comentário:

Postar um comentário