sexta-feira, 6 de julho de 2012

SP: Um livro do qual gostei muito - Bicho homem



BICHO HOMEM


O primeiro livro do autor. As ilustrações, que capricho, que beleza!Criança viu, adorou. Não saberia eu destacar uma página, a das rãs, é tudo de bom. Os olhos param.
A página daquele galho com as folhinhas, é demais. A artista: Marcia Misawa. Quando menina, gostava de desenhar no chão e ver a chuva passar.

Quer conhecer as vozes dos bichos? É poesia pura, por demais poético. Poesia nos verdes, nas páginas ensolaradas, nas quais bichos arrulhavam, um grasnou, alguns gorjearam. Num encanto só.

Tem até bicho sibilando! Li de uma só vez, feito menino puro, repleto de vontade de desbravar esse mundo.

O que acontece de trágico para essas vidas indefesas, é apresentado aqui com extrema delicadeza poética. O forasteiro vem aí.

Leio diariamente pelo menos um livro infantil. Isso tornou-se um hábito e uma necessidade em minha vida. E faz tempo não lia um assim com tanta alegria, aquela alegria intensa e súbita que brota declarando-se felicidade. Esse vozerio todo, esse alarido, amplia muito mais do que o vocabulário da infância, amplia um sentir, um modo de ser e de se posicionar diante da triste agressão à natureza e aos seus fiéis habitantes.

Quando li “Bicho Homem” ganhei a minha alvorada.

Na última página, o autor diz que ama bichos, crianças, velhos e livros. Ama bichos? Nem precisava dizer!

Livro:BICHO HOMEM
Autor: NELSON ALBISSÚ
Ilustração: MARCIA MISAWA
Editora: CORTEZ
32 páginas

Comentários de Marciano Vasques

Nenhum comentário:

Postar um comentário