segunda-feira, 28 de setembro de 2009

RS: Um guri sob os jacarandás


O novo patrono da Feira do Livro de Porto Alegre é um guri de 61 anos. Jornalista de formação e um dos mais respeitados autores para crianças do Estado, Carlos Urbim, autor de clássicos para a petizada, como Um Guri Daltônico e Uma Graça de Traça, é o homenageado da Feira do Livro de Porto Alegre, que vai de 30 de outubro a 15 de novembro.

Discípulo assumido de Mario Quintana, o novo patrono é conhecido tanto por seu temperamento afável e generoso quanto por suas obras marcadas por um olhar infantil de inocência mesclada com poesia.

– Esse olhar dos meus livros ainda é o olhar do guri que eu fui lá em Livramento – definiu o patrono, que se mudou para Porto Alegre aos 18 anos, para cursar jornalismo.

Os dois últimos patronos, Charles Kiefer e Antônio Hohlfeldt, também têm obras voltadas para crianças e jovens. A diferença é que Urbim é um escritor conhecido e reconhecido principalmente por sua obra infantil e juvenil – algo que não ocorria desde a escolha de Maria Dinorah, em 1989.

(...)

– Eu me tornei escritor depois que virei pai de dois guris, chegava em casa da redação e ficava contando histórias – lembrou ontem, durante a solenidade oficial, na qual recebeu o troféu das mãos do patrono 2008, Charles Kiefer.

Foto: Adriana Franciosi

Postado por H 

Nenhum comentário:

Postar um comentário