sexta-feira, 11 de setembro de 2009

SP: Vice-Versa de Setembro de 2009

Terça-feira, 1 de Setembro de 2009

O Vice-Versa de Setembro traz a diretora Thelma Travaini e a professora de Língua Portuguesa Elaine Sormani. Ambas atuam em escolas no interior do estado de São Paulo.

Thelma Travaini

Elaine Sormani


THELMA PERGUNTA PARA ELAINE:

1º) Quando e onde você iniciou sua carreira profissional e por que decidiu ser professora?

Sou professora efetiva na Escola Estadual “Prof. Farid Fayad”, em Agudos, na disciplina de Português, desde 1998. Fui professora contratada e após concurso, me efetivei na escola em que estou até hoje. 
A Escola Estadual “Farid Fayad”, inaugurada em 1976, abriga cerca de 400 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 200 alunos do Ensino Médio.
Iniciei minha carreira de professora lecionando na E. E “João Batista Ribeiro”, como professora eventual, enquanto cursava a faculdade. Durante toda minha vida sempre tive vontade de ser professora. Mesmo estudando piano, nunca me passou pela cabeça ser outra coisa.

2º) Que tipo de livro os alunos de 11 a 17 anos gostam de ler?

Não é tão simples conseguir que os alunos se interessem por livros de autores nacionais.
Eles querem conhecer os livros da moda, tipo Harry Potter, Amanhecer, Marley, Lua Nova, etc... Além disso, sempre utilizamos alguns recursos tais como filmes, contação de histórias e grupos de teatro para despertar o interesse do aluno pela leitura. No Ensino Médio, os alunos que vão prestar vestibular demonstram interesse em ler os livros que são indicados para as provas. 

3º) Os livros de literatura adquiridos pelo Governo do Estado de São Paulo estão de acordo com o gosto dos alunos?

Os livros chegam em kits, destinados a uma determinada série. Pudemos verificar que a maioria não é do gosto do aluno e tais livros não correspondem à realidade vivenciada pelo aluno do interior.

4º) Você gostaria de aproveitar este espaço para fazer alguma crítica ou elogio?

Gostaria de elogiar o trabalho dos profissionais da AEI-LIJ SP e a dedicação da sua coordenadora regional Regina Sormani. Obrigada pela oportunidade.


ELAINE PERGUNTA PARA THELMA:

1ª) Fale sobre sua vida profissional.

Sou Diretora efetiva da Escola Estadual “João Batista Ribeiro”, na cidade de Agudos, estado de São Paulo. Escola que abriga cerca de 300 alunos do 6º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental e 500 alunos da 1ª a 3ª série do Ensino Médio. 
A Escola Estadual João Batista Ribeiro foi inaugurada em 1950, apenas como Ginásio. Mais tarde passou a ter Curso Normal, Colegial, Técnico em Contabilidade, Técnico em Administração, Técnico em Secretariado e Supletivo. Em 1998 a escola possuía cerca de 2000 alunos. 
Na rede estadual iniciei como substituta efetiva, depois como eventual e mais tarde como admitida em caráter Temporário. Em 1980 prestei concurso e me efetivei. Como professora efetiva de Matemática, lecionei nas cidades de Osasco e Mineiros do Tietê. Trabalhei como Assistente de Planejamento nas Delegacias de Ensino de Bauru e de Lençóis Paulista. Em 1988, prestei o concurso para o cargo de diretor de escola e me efetivei na cidade de Macatuba. Desde 1993 sou diretora da E.E. João Batista Ribeiro, em Agudos. São 32 anos dedicados à educação.

2ª) Qual a diferença entre os pequenos leitores de sua época e os de hoje?

Naquela época não existia computador, internet, celular, etc... A TV chegou ao interior na década de 60. Mas, não éramos tão ligados nela, a preferência era o cinema. Quando não podíamos sair para encontrar a turma, um livro nos levava às mais fantásticas viagens. 
Tínhamos muitos livros em casa, pois minha mãe lia muito. Meus pais adquiriam coleções de livros que eu e meu irmão líamos prazerosamente. Tínhamos a coleção de Jorge Amado, José de Alencar, Monteiro Lobato, José Mauro de Vasconcelos, Eça de Queiroz, Erico Veríssimo e muitos livros avulsos. Hoje, entretanto, muitos pais preferem delegar à escola a tarefa de incentivar crianças e jovens ao hábito da leitura.

3ª) A biblioteca de sua escola possui muitos livros. Ela é bem utilizada pelos alunos?

Gostaria que fosse mais usada. Porém, não temos um funcionário em tempo integral. Dependemos de uma professora readaptada que trabalha apenas no período da manhã. Os outros períodos são atendidos pelos coordenadores da escola, quando estão disponíveis. Os alunos utilizam mais a biblioteca quando os professores solicitam pesquisas ou trabalhos. 
É uma biblioteca maravilhosa com mais de 10.000 livros. Antigos alunos e estudantes que vão prestar concursos estão sempre recorrendo ao seu acervo.

4º) Você gostaria de aproveitar este espaço para fazer alguma crítica ou elogio?

Na gestão anterior, o Governo enviava dinheiro para a escola e esta adquiria os livros na Bienal do Livro da vizinha cidade de Bauru. Nesta gestão, os livros são enviados em kits por série, sem que o professor seja consultado. Também na gestão anterior, o Governo enviou coleções de clássicos da literatura brasileira para que fossem distribuídos aos alunos do Curso Supletivo. Era um incentivo para que os livros fossem levados para casa e todos pudessem aproveitar. 
Infelizmente, essas iniciativas não se repetiram nesta gestão.


Um comentário:

eduardo.traeger9 de outubro de 2009 04:10
Colegas, alunos e pais de escolas que funcionam tanto os professores, têm a sorte de ter os melhores professores em suas escolas.

Transportadora Eduardo
Diretor de Estudos em uma escola de alemão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário