domingo, 13 de setembro de 2009

SP: Pé de Meia Literário

O blog AEILIJ PAULISTA, nesta data, está lançando a página Pé de Meia Literário comandada pelo nosso conselheiro, o escritor Edson Gabriel Garcia.

Parabéns e muito sucesso!

Diz o adágio popular: vivendo e aprendendo. Acrescento: vivendo, aprendendo e se surpreendendo. Pois é, quando pensamos que já vimos tudo ou quase tudo, eis que aparece alguma coisa e nos surpreende, pela beleza, pelo envolvimento, pela paixão, pela dedicação.

Assim aconteceu comigo ao ser convidado para participar do projeto VITRINE DE LIVROS, concebido, organizado e posto em prática pelas meninas da Casa de Livros. Confesso que eu já tinha ouvido falar do projeto, mas ainda não tinha participado, como escritor, com um dos meus livros sendo o objeto da tal vitrine.

O projeto acontece mais ou menos assim ( o mais ou menos é por minha conta): um livro é escolhido e as crianças de uma escola convidada lêem o livro. Depois da leitura, as crianças deitam e rolam com o livro, fazem e acontecem... e montam uma vitrine (vitrine, mesmo, de verdade, de vidro, enorme, uma parede da livraria) com todo tipo de artes e artimanhas: ilustrações, fotos, objetos, painéis, varal, etc. Tudo pertinente ao livro e à leitura do livro.

Depois disso, num dia, geralmente um sábado de manhã, marcado e previamente combinado com a escola, as crianças e com o autor do livro, ocorre um encontro festivo na livraria, com entrevistas, autógrafos, fotografias e inauguração da vitrine, que permanece em exposição durante uma semana.

Parece brincadeira, mas a natureza também entra na combinação e inaugura sempre um dia bonito.

O projeto é tão apaixonante que eu sugiro aos colegas escritores e ilustradores e às colegas escritoras e ilustradoras que não esperem um convite, mas que se apresentem para as meninas da Casa de Livros e se ofereçam para este evento.

Vocês vão adorar e entender porque o projeto Vitrine de Livros, da Casa de Livros (Rua Capitão Machado, 259, Chácara Santo Antonio, São Paulo – Telefones 51898080 e 5185 4227) faz parte do nosso pé de meia literário.
Sampa, setembro de 2009 

Edson Gabriel Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário